Bahia terá sequência em casa para manter boa fase na temporada

Tricolor volta a entrar em campo sábado (13), contra o Santos, pelo Brasileirão

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 12 de julho de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

A pausa para a Copa América aumentou a saudade entre o torcedor e o Bahia. O retorno do tricolor aos gramados depois de quase um mês foi com um bom resultado no empate por 1x1 contra o Grêmio, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, em Porto Alegre. E o reencontro com a torcida vai ser decisivo. 

Nos próximos dias, os tricolores vão ter uma overdose de Esquadrão. O Bahia vai fazer três jogos em sequência em Salvador e que vão ser fundamentais para a equipe na temporada. 

O primeiro desafio será sábado (13), contra o Santos, às 19h, no estádio de Pituaçu, pelo Campeonato Brasileiro. O Bahia está invicto em casa na Série A e um triunfo pode colocar a equipe no G6, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores. Atualmente, o Bahia é oitavo colocado, com 14 pontos. 

Já na quarta-feira (17), o Esquadrão voltará para a Fonte Nova, dessa vez em uma decisão. O duelo de volta contra o Grêmio pode ser encarado como o mais importante do clube nos últimos anos.  

Isso porque o Bahia nunca passou para a semifinal da Copa do Brasil. Para conseguir a façanha, precisa de um triunfo. Em caso de empate por qualquer placar, a decisão irá para os pênaltis.

Vencer o Grêmio em Salvador, inclusive, não seria algo inédito nesta temporada. No dia 1º de junho, as duas equipes se enfrentaram em Pituaçu e o time baiano levou a melhor: ganhou por 1x0, gol marcado por Fernandão, de pênalti. 

Para essa partida, a tendência é que a torcida lote a Fonte Nova. Apesar do apoio, o atacante Gilberto adota o tom de cautela e diz que nada está decidido. “A equipe do Grêmio é qualificada e pode surpreender em qualquer lugar. Temos que manter a calma e paciência, assim como foi no jogo do Sul. Saímos atrás, tivemos calma e conseguimos o empate. Por essas e outras a gente tem que estar ciente do que Roger pede, porque ele vem fazendo um grande trabalho. O que ele tem pedido tem nos colocado em um patamar bom. É seguir ouvindo para conseguir o triunfo e a classificação. A gente quer ser campeão. Respeitamos o Grêmio, mas quem quer ser campeão tem que dar algo a mais para conseguir o triunfo”, disse o camisa 9.

A sequência tricolor em casa será fechada no dia 20, um sábado, também na Fonte Nova, contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão. 

Baixa e reforços O técnico Roger Machado não deve contar com o lateral-direito Nino Paraíba na partida diante do Santos. Ele sofreu uma entorse durante o empate com o Grêmio e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Nino vai ser reavaliado e deve ser preservado para o duelo da volta perante os gremistas. O reserva Ezequiel, com isso, assume a posição.

Boa notícia para Roger são os reforços recém-chegados ao Fazendão. O zagueiro Marllon, emprestado pelo Corinthians, fez o primeiro treino com o elenco na quinta-feira. Ele já está regularizado e pode encarar o Peixe. Outro zagueiro que já tem condição de jogo é Wanderson, comprado do Athletico-PR.

Após o jogo com o Grêmio, Roger elogiou as estreias de Juninho e Guerra. “Juninho é jogador de imponência na bola aérea, acho que fez uma bela estreia. Guerra também, à medida do possível e na característica dele, fez bons 20 minutos. Acho que ficou em campo com objetivo de, no momento em que o Grêmio estava nos pressionando, a gente ter um controle pela técnica”.