Baianos vão à Igreja do Bonfim na última sexta-feira do ano

Prefeito ACM Neto compareceu à missa e agradeceu pelo ano de 2018

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 11:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Fazer uma retrospectiva sobre 2018 é ultrapassar o limite de linhas estipulado pela edição. É, também, cansar o leitor devido a tantos acontecimentos vividos neste ano tão conturbado. Os mais pessimistas afirmam: não há muito o que comemorar. Vai tarde, ano velho! 

Na Bahia não é diferente. Se o ano não foi de boa colheita, como acreditam alguns, poucos também são os motivos para agradecer. E não há problema em rogar para os céus que o próximo ano seja de maior fartura. Por isso, na última sexta-feira do ano, muitos vão até à Colina Sagrada, no Bonfim, dobrar os joelhos pelos pedidos ou agredecimentos. 

O Padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, lembrou nesta sexta-feira (28), logo após a terceira missa do dia, que é preciso deixar uma mensagem de fé e esperança ao povo brasileiro. "Uma mensagem de confiança ao Brasil e ao povo brasileiro, mas, sobretudo, em Deus. Com certeza, acreditando e confiando vamos vencer", disse. O prefeito ACM Neto acompanhou, por volta das 8h, a missa campal presidida pelo Padre Edson, ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, e do secretário da Fazenda, Paulo Souto. 

Neto foi à missa para agradecer pelo seu ano que, segundo ele, foi "normal e de dificuldades" mas, "de grandes realizações", sobretudo na sua gestão. "Um ano que consolidamos ainda mais o nosso trabalho em Salvador. Acima de tudo, agradecer, como alguém que tem a fé como eu tenho, uma coisa muito particular, pessoal. Agradecer pela minha família e filhas, por termos saúde e, sobretudo, pela capacidade de servir nossa cidade cada vez mais. Um dia de agradecer, mais do que pedir", comentou.  As quatro gerações da família dos Reis também chegaram à Colina para os agradecimentos. Cada membro ao seu modo, carregando desejos distintos que, segundo a crença popular, devem ser mantidos em sigilo, para que sejam realizados.

A aposentada Sônia Maria, 82, pediu por paz e mais saúde para todos. Este ano, revela, precisou enfrentar um problema de saúde, já resolvido. "Tranquilidade, que estamos precisando muito, e saúde", pediu. 

A sua filha, a enfermeira Maria das Graças, 41, por sua vez, agradeceu por estar formada há dois anos - período em que também conseguiu entrar no mercado de trabalho. 

Linda Inês, 24, neta de Sônia e filha de Maria, pediu proteção para o novo membro da família, Raissa, sua filha de três anos. "Um ano tranquilo, com problemas de saúde com alguns membros, mas deu para passar", emendou.

*Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela