Band esperou 1h para noticiar morte de Boechat porque mulher ainda não sabia

Emissora só foi ao ar com confirmações após diretor dar notícia pessoalmente à esposa do jornalista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 15:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Reprodução/Instagram) A Band esperou mais de uma hora após ter a confirmação da morte de Ricardo Boechat, 66 anos, para noticiar que seu principal âncora estava no acidente fatal em seus canais. O motivo foi por respeito à mulher dele, Veruska, que ainda não sabia que o marido estava na aeronave que caiu, segundo o Uol. Veruska também é jornalista do grupo Band.

A notícia do acidente com dois mortos no Rodoanel, em São Paulo, foi dada pela rádio Band News, antes da confirmação de que Boechat estava envolvido. 

Fernando Mitre, diretor de Jornalismo da Band, foi quem contou a Veruska sobre a morte de Boechat. Pouco antes do acidente, ela tinha usado o Instagram para postar uma foto da rapper Cardi B, celebrando o fato dela ser a primeira mulher a ganhar o Grammy por Melhor Álbum de Rap.

O acidente aconteceu por volta de meio-dia e desde então circulava nas redes sociais a informação de que Boechat estaria na aeronave. O presidente do gurpo Bandeirantes, Johnny Saad, determinou que a notícia só poderia ser dada após a família do âncora ser informada. 

A notícia foi dada na Band por José Luiz Datena, ao vivo - ele foi um dos primeiros a saber que o amigo estava no helicóptero acidentado. Mesmo abalado, ele disse que precisava dar a notícia e entrou no ar às 13h51 (de Brasília). A esta hora, a notícia já havia sido dada em outros portais de notícias - a coluna Radar, da Veja, foi a primeira a confirmar que Boechat havia morrido no acidente.

O jornalista foi para Campinas participar de um evento de um laboratório farmacêutico. Ele voltava para São Paulo e pousaria no heliponto da Band. Na capital paulista, participaria ainda hoje do "Jornal da Band".

Boechat era muito querido pela equipe e o clima na redação da Band é de muita tristeza. Veruska, 46, era sua segunda esposa. Os dois estavam juntos desde 2005 e tinham duas filhas, Valentina, 12, e Catarina, 10. O apresentador tinha ainda quatro filhos do primeiro casamento, com Claudia Costa de Andrade: Bia, 40, Rafael, 38, Paula, 36, e Patricia, 29.