Bandidos atiram para ameaçar jornalistas em Salvador; vídeo mostra correria

Equipes da Band e Aratu estavam em Águas Claras para cobrir crime

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 12:28

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução

Criminosos armados ameaçaram equipes de reportagem das TVs Aratu e Band em Águas Claras, Salvador, na manhã desta terça-feira (1º). Os jornalistas estavam no local para reportar sobre um homicídio que aconteceu na Rua Santa Tereza.

Os homens armados atiraram para cima ao lado das equipes para intimidar os jornalistas. O cinegrafista da Band levou coronhadas e teve a câmera danificada. Um dos moradores chegou a pedir que um bandido, identificado como Jhon, não atirasse nas equipes.

O jornalista Fábio Gomes, da Aratu, reportou ao vivo o que aconteceu. "Ainda nervoso. A gente estava fazendo a matéria e de repente vieram disparos de arma de fogo em nossa direção, corremos e acabamos deixando nosso equipamento, que ficou dentro da casa", contou a ele o colega Toni Junior, da Band. "A gente tá literalmente cercado aqui por eles, achamos melhor manter ao vivo", acrescentou Fábio. "A gente não sabe, a qualquer momento podem sair ainda armados e vir na nossa direção". Câmera de cinegrafista da Band foi quebrada (Foto: Divulgação) O repórter ainda disse que as pistolas dos bandidos chegaram a falhar na hora dos disparos. "Poderia ter acontecido coisa pior". No momento do fato, a equipe da Band estava dentro da casa onde ocorreu o crime e a da Aratu estava na rua. "Xingaram muito, 'não quero vocês aqui'. Pelo menos cada um disparou cinco tiros para cima, obviamente no intuito de tirar a gente da rua. A intenção não era matar, porque se tivesse essa intenção tinham feito com muita facilidade", explicou Fábio.

Equipes da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras) foram até o local. Em nota, a PM diz que faz incursões na região em busca dos suspeitos.

Em nota, a Associação Bahia de Imprensa (ABI) prestou solidariedade aos colegas e emissoras ameaçados. "Somente quem não aceita as leis e regras de convivência numa sociedade civilizada e democrática, recusa e agride o jornalismo. A resposta a qualquer agressão ao livre exercício da nossa atividade profissional não pode ser outra, senão, mais jornalismo", diz o texto, que afirma que a melhor resposta é a "ampla e qualificada cobertura dos fatos". E finaliza: "A ABI estará sempre ao lado de quem defende a vida".

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia e a Federação Nacional dos Jornalistas também se solidarizaram com os jornalistas que foram alvo do ataque. "O jornalismo, pilar de uma sociedade democrática, apesar de alvejado, não se intimidará diante dos ataques sofridos pelos colegas da Band e Aratu. Continuaremos cobrindo as pautas da editoria de Segurança, inclusive este fato específico, sobre o qual pedimos à Secretaria de Segurança Pública rigorosa apuração", diz nota.