Batalhões da PM na Bahia vão virar centro de formação de atletas olímpicos

Governo pretende usar 12 áreas militares para promover iniciação esportiva de crianças e jovens

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2017 às 18:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Batalhões da Polícia Militar de 12 cidades baianas devem ganhar novas pistas de atletismo que servirão para iniciação esportiva de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo governador Rui Costa, em cerimônia no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freiras, na qual também anunciada a criação do Programa Esporte, Lazer e Diversão para Você (Pelc-Bahia), numa parceria do governo baiano com o Ministério do Esporte.

“Fisicamente, nós ocuparemos o espaço vazio que existe dentro das áreas de batalhões da PM com centros de atletismo. Portanto, são áreas adequadas para receber esse parque esportivo e, com isso, nós temos 12 cidades da Bahia capacitando jovens atletas para, quem sabe, a gente desenvolver medalhistas olímpicas nas próximas olimpíadas”, afirmou o governador, ao divulgar a abertura de três editais no valor total de R$ 7 milhões. A ideia é que os projetos beneficiem, ao todo, cerca de 8,6 mil crianças e jovens.

Um dos editais, segundo o governo, busca a organização de práticas esportivas com a seleção de projetos nas áreas mais vulneráveis dos bairros da Cidade Baixa, Bairro da Paz, Ribeira, Cajazeiras, Fazenda Grande do Retiro, Parque São Bartolomeu, Amaralina, Castelo Branco, em Salvador, além de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. 

Nesses locais, serão desenvolvidas atividades nas seguintes modalidades esportivas: basquete, futsal, handball, voleibol, futebol de campo, capoeira, taekwondo, boxe, jiu-jitsu, karatê, atletismo, beach soccer, ginástica, hidroginástica, natação, dança de salão, remo, badmington, judô, xadrez, ginástica rítmica, nado sincronizado e polo aquático.

O segundo edital é voltado para as práticas paradesportivas e está aberto para todos os 417 municípios baianos. As modalidades, nesse caso, são natação, futebol, tênis de quadra, ginástica, bocha, capoeira, karatê e basquete.

Já a terceira ação irá abrir editais para a implantação das pistas de atletismos dentro de batalhões da PM. Segundo o governo, também serão utilizados espaços vazios dentro dos batalhões. No momento, uma equipe de técnicos de engenharia da Polícia Militar está trabalhando junto com a Sudesb para identificar esses batalhões ou quartéis que possuem a área em condições para receber as pistas.