Bêbado, homem tenta agredir mãe com Alzheimer, esfaqueia irmão e é morto por PM

Ele levou dois tiros de policial que tentou contê-lo; caso ocorreu no Centro Histórico

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 8 de setembro de 2019 às 10:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Wendel/CORREIO

Uma discussão na Ladeira do Carmo, Centro Histórico de Salvador, na noite desse sábado (7), terminou em tragédia. Pouco depois de dar uma facada no irmão, Reinaldo Brito Barreto, 44 anos, tentou golpear um policial que foi chamado para contê-lo e acabou sendo baleado dentro de um casarão onde a família mora e mantém também um bar.

Segundo relato de familiares, Reinaldo chegou ao local embriagado e foi para o segundo andar do imóvel na tentativa de agredir a própria mãe, Liege Souza Barreto, 89, que é portadora de Alzheimer.

Ele foi impedido pelo irmão, Alexnaldo Brito Barreto, 46, e pelo PM. Visivelmente alterado, Reinaldo partiu para cima dos dois com uma faca e atingiu a mão do familiar. Para não ser atingido, o policial sacou a arma e disparou dois tiros, que acertaram o tórax do agressor. Alexnaldo ficou ferido após agressão do irmão (Foto: Bruno Wendel/CORREIO) Feridos, Reinaldo e Alexnaldo foram socorridos pela Polícia Militar e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ambos deram entrada pouco depois das 20h. O agressor não resistiu e morreu por volta das 4h deste domingo (8). Já o irmão teve alta por volta das 3h. O caso foi registrado no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Recorrente O fato aconteceu na Ladeira do Carmo, número 8, por volta das 19h. Segundo Alexnaldo, Reinaldo passou o sábado inteiro bebendo no Centro Histórico e à noite chegou embriagado ao Bar do Carmo, que funciona no andar térreo do casarão."Toda vez é assim. Quando bebe, ele se transforma. É agressivo. Ontem, eu estava aqui, atendendo as pessoas, quando ele chegou alterado, gritando, quebrando as coisas do bar. Depois, subiu as escadas batendo em tudo", reclamou o irmão ao CORREIO, exibindo a mão direita com curativos. Na manhã deste domingo, policiais do DHPP estiveram no local. Segundo Alexnaldo, Reinaldo, sem motivo aparente, disse que iria a um dos quartos para agredir a própria mãe, mas foi impedido por ele e um PM acionado pela população. "Ele já havia batido nela há cinco anos e, então, a família ficou revoltada. Ele estava do mesmo jeito, alterado por conta da bebida", contou o irmão.

Descontrolado, Reinaldo pegou uma faca que estava à vista em um dos móveis da casa e partiu para cima do irmão, golpeando-o na mão direita. Em seguida, ainda com a faca na mão, foi na direção do policial, que atirou duas vezes no último ataque. "Ele estava enfurecido. Não sei o porquê, mas veio para matar a gente, eu e o policial", relatou Alexnaldo. 

A vítima contou ainda que há duas semanas Reinaldo foi agredido por dois clientes, depois que um deles levou um soco gratuito do irmão. "Ele estava novamente bêbado e bateu, do nada, em um cliente. Nisso o rapaz que levou um murro e o amigo dele revidaram a agressão", contou.

Morador do Cabula, Reinaldo trabalhava em um mercadinho no Centro Histórico. Era casado e, além da esposa, deixa um filho pequeno. Ele era o mais novo de três irmãos.

Perguntado se ele fazia uso de algum medicamento controlado ou de drogas ilícitas, o irmão disse não ter conhecimento. "Não sei. Cortei a minha relação de irmão com ele há cinco anos quando bateu em minha mãe".

A Polícia Militar divulgou nota sobre o incidente. Leia na íntegra:"Na noite de sábado (7), por volta das 19h45, no Pelourinho, no Largo do Beni, uma guarnição do Serviço Extraordinário Centro Histórico de Salvador (CHS) foi acionada pelo Cicom, após informação de que havia uma confusão em um bar. Ao chegar à localidade, os PMs encontraram um homem ferido com golpes de faca e um indivíduo descontrolado com uma faca nas mãos tentando agredir uma mulher.

A fim de impedir que outras pessoas se tornassem vítimas, os policiais militares deram voz de prisão ao agressor, momento em que este se voltou em direção ao PMs, e para se defender da injusta agressão, um dos policiais desferiu um disparo de arma de fogo o atingindo.

Em seguida, a guarnição da PM prestou socorro os envolvidos para o Hospital Geral do Estado (HGE). Após passar por procedimentos médicos, o acusado não resistiu aos ferimentos. A vítima esfaqueada continua internada. Não há informações sobre o estado de saúde. O fato será apurado pela Polícia Militar."