Benefício do desligamento da TV analógica só para celular 'premium'

por Flávio Oliveira

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 02:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: creative commons)

Nem todos os usuários da telefonia celular vão se beneficiar de maneira imediata do desligamento do sinal da TV analogia, previsto para o mês de setembro em Salvador e cidades da Região Metropolitana. No primeiro momento, o benefício será sentido apenas pelos donos de aparelhos top de linha ou classificados como 'premium'. A explicação foi dada pelo diretor regional da Claro para a Bahia e Sergipe Marco Aurélio Alves. Segundo ele, como o governo brasileiro inicialmente liberou o uso das tecnologias 3G e 4G em frequências altas (2,5 mil Mega Hertz), justamente porque as faixas mais baixas estavam ocupadas pela TV analógica (700 Mhz). Assim, os aparelhos que eram produzidos para o mercado brasileiros estavam habilitados a operar apenas nas frequências mais altas, realidade que começou a mudar a partir da divulgação e efetivação do cronograma de desligamento do sinal da TV analógica, o que já foi feito em municípios como Brasília e São Paulo. Uma segunda barreira é que as operadoras precisam reprogramar individualmente todos os seus sites (locais onde ficam as antenas) para transmitir os sinais do 3G e 4G na frequência antes usada pela TV analógica. Segundo Alves, no caso da Claro, que já atende com o sinal 4G em 100% das localidades de salvador, essa reprogramação vai levar em média um ano.

Benefícios

E quais são mesmos os benefícios oriundos do desligamento do sinal da TV analógica? Para a telefonia celular, a operação na frequência de 700 Mhz representa uma melhoria na amplitude da cobertura. Não é que o sinal vá ficar mais forte e a internet mais rápida, mas ela irá ser mais constante e chegar em áreas remotas ou em regiões com mais acidentes no relevo (altos e baixos). Hoje, nem sempre o sinal do celular chega bem em uma baixada, por exemplo, mas a TV chega. Já as redes de televisão vão operar com sinal 100% digital, garantindo uma imagem sem fantasmas e um som sem chiados.

Balanço

A Seja Digital - uma organização criada para distribuir gratuitamente os kits de conversão do sinal analógico para o digital em televisores analógicos (de tubo) –  já contabiliza mais 350 mil kits distribuídos entre o mês de junho e a última sexta-feira (4/8). A meta é chegar ao dia do desligamento do sinal de TV analógica com 520 mil kits distribuídos em Salvador e na Região Metropolitana. Estes kits são dados para famílias incluídas em programas sociais do governo federal (como o Bolsa Família) e podem ser retirados em um dos 26 pontos de retiradas. Para saber onde estes pontos estão localizados e reservar um deles, os interessados podem ligar para o número 147 ou acessar o site sejadigital.com.br. É preciso ter em mãos o número do NIS. Quem não está nos cadastros do governo pode comprar os kits nas lojas do comércio de Salvador. Os televisores de tela plana já têm o conversor instalado de fábrica.

 3G em toda a Bahia 

 A Claro tornou-se a única operadora de telefonia celular a alcançar todos os 417 municípios da Bahia, inclusive com a tecnologia 3G. O anúncio foi feito pelo diretor regional da empresa para Bahia e Sergipe, Marco Aurélio Alves, em visita ao CORREIO. Outra conquista da empresa é a ampliação da sua cobertura 4G no Estado, que agora alcança 54 municípios, sendo que na capital, Salvador, esta cobertura está assegurada a todas as localidades depois da instalação de 69 sites e modernização de outras  164 antenas já instaladas. A expectativa da operadora é que a cobertura 4G chegue a 40 novos municípios baianos até dezembro. A Claro, assim como outras operadoras, já registra uma receita maior na comercialização de plano de dados (internet) que de voz, bem como um aumento na base de clientes pós-pagos – e a consequente diminuição de planos pré-pagos – e de conexão feitas por smartphones (80% da base de clientes). Outra fonte crescente de receita é a da venda dos ‘combos’, que são planos que unificam em uma só conta os planos de telefonia fixa e celular, TV por assinatura e internet Banda Larga. “Investimos constantemente para oferecer aos nossos clientes o que eles mais desejam: melhores ofertas, planos e serviços”, destacou o diretor.  Para atrai novos clientes, a operadora também está apostando no Dia dos Pais, com uma promoção focado em planos ilimitados e na oferta do aparelho Samsung Galaxy S8 , um dos mais avançados do mercado. A última novidade é que a operadora, nas próximas semanas, pretende passar a comprar aparelhos usados de seus clientes em forma de desconto para a aquisição de novos.  

 Campus Party 

Entre os dias 9 e 13 de agosto, quando a Arena Fonte Nova recebe o Campus Party, dois marcos inéditos estarão acontecendo. Será a primeira vez que a Bahia recebe este que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo e, também, o primeiro acontecimento, na capital baiana, em que os participantes estarão sendo atendidos com uma internet de alta performance de 20GB. O acesso à rede mundial será de responsabilidade da empresa baiana use Telecom, líder regional em conectividade, sendo a única presente no estado com uma rede de 100% de fibra ótica. Para alcançar estas marcas, a Use Telecom, desde que nasceu, em 2013, já investiu R$ 35 milhões. E continua mantendo parte significativa de seu lucro, R$ 600 mil, para novos investimentos.