Benefício do desligamento da TV analógica só para celular 'premium'

negócios
08.08.2017, 02:00:00
((foto: creative commons))

Benefício do desligamento da TV analógica só para celular 'premium'

por Flávio Oliveira

Nem todos os usuários da telefonia celular vão se beneficiar de maneira imediata do desligamento do sinal da TV analogia, previsto para o mês de setembro em Salvador e cidades da Região Metropolitana. No primeiro momento, o benefício será sentido apenas pelos donos de aparelhos top de linha ou classificados como 'premium'. A explicação foi dada pelo diretor regional da Claro para a Bahia e Sergipe Marco Aurélio Alves. Segundo ele, como o governo brasileiro inicialmente liberou o uso das tecnologias 3G e 4G em frequências altas (2,5 mil Mega Hertz), justamente porque as faixas mais baixas estavam ocupadas pela TV analógica (700 Mhz). Assim, os aparelhos que eram produzidos para o mercado brasileiros estavam habilitados a operar apenas nas frequências mais altas, realidade que começou a mudar a partir da divulgação e efetivação do cronograma de desligamento do sinal da TV analógica, o que já foi feito em municípios como Brasília e São Paulo. Uma segunda barreira é que as operadoras precisam reprogramar individualmente todos os seus sites (locais onde ficam as antenas) para transmitir os sinais do 3G e 4G na frequência antes usada pela TV analógica. Segundo Alves, no caso da Claro, que já atende com o sinal 4G em 100% das localidades de salvador, essa reprogramação vai levar em média um ano.

Benefícios

E quais são mesmos os benefícios oriundos do desligamento do sinal da TV analógica? Para a telefonia celular, a operação na frequência de 700 Mhz representa uma melhoria na amplitude da cobertura. Não é que o sinal vá ficar mais forte e a internet mais rápida, mas ela irá ser mais constante e chegar em áreas remotas ou em regiões com mais acidentes no relevo (altos e baixos). Hoje, nem sempre o sinal do celular chega bem em uma baixada, por exemplo, mas a TV chega. Já as redes de televisão vão operar com sinal 100% digital, garantindo uma imagem sem fantasmas e um som sem chiados.

Balanço

A Seja Digital - uma organização criada para distribuir gratuitamente os kits de conversão do sinal analógico para o digital em televisores analógicos (de tubo) –  já contabiliza mais 350 mil kits distribuídos entre o mês de junho e a última sexta-feira (4/8). A meta é chegar ao dia do desligamento do sinal de TV analógica com 520 mil kits distribuídos em Salvador e na Região Metropolitana. Estes kits são dados para famílias incluídas em programas sociais do governo federal (como o Bolsa Família) e podem ser retirados em um dos 26 pontos de retiradas. Para saber onde estes pontos estão localizados e reservar um deles, os interessados podem ligar para o número 147 ou acessar o site sejadigital.com.br. É preciso ter em mãos o número do NIS. Quem não está nos cadastros do governo pode comprar os kits nas lojas do comércio de Salvador. Os televisores de tela plana já têm o conversor instalado de fábrica.

 3G em toda a Bahia 

 A Claro tornou-se a única operadora de telefonia celular a alcançar todos os 417 municípios da Bahia, inclusive com a tecnologia 3G. O anúncio foi feito pelo diretor regional da empresa para Bahia e Sergipe, Marco Aurélio Alves, em visita ao CORREIO. Outra conquista da empresa é a ampliação da sua cobertura 4G no Estado, que agora alcança 54 municípios, sendo que na capital, Salvador, esta cobertura está assegurada a todas as localidades depois da instalação de 69 sites e modernização de outras  164 antenas já instaladas. A expectativa da operadora é que a cobertura 4G chegue a 40 novos municípios baianos até dezembro. A Claro, assim como outras operadoras, já registra uma receita maior na comercialização de plano de dados (internet) que de voz, bem como um aumento na base de clientes pós-pagos – e a consequente diminuição de planos pré-pagos – e de conexão feitas por smartphones (80% da base de clientes). Outra fonte crescente de receita é a da venda dos ‘combos’, que são planos que unificam em uma só conta os planos de telefonia fixa e celular, TV por assinatura e internet Banda Larga. “Investimos constantemente para oferecer aos nossos clientes o que eles mais desejam: melhores ofertas, planos e serviços”, destacou o diretor.  Para atrai novos clientes, a operadora também está apostando no Dia dos Pais, com uma promoção focado em planos ilimitados e na oferta do aparelho Samsung Galaxy S8 , um dos mais avançados do mercado. A última novidade é que a operadora, nas próximas semanas, pretende passar a comprar aparelhos usados de seus clientes em forma de desconto para a aquisição de novos.  

 Campus Party 

Entre os dias 9 e 13 de agosto, quando a Arena Fonte Nova recebe o Campus Party, dois marcos inéditos estarão acontecendo. Será a primeira vez que a Bahia recebe este que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo e, também, o primeiro acontecimento, na capital baiana, em que os participantes estarão sendo atendidos com uma internet de alta performance de 20GB. O acesso à rede mundial será de responsabilidade da empresa baiana use Telecom, líder regional em conectividade, sendo a única presente no estado com uma rede de 100% de fibra ótica. Para alcançar estas marcas, a Use Telecom, desde que nasceu, em 2013, já investiu R$ 35 milhões. E continua mantendo parte significativa de seu lucro, R$ 600 mil, para novos investimentos.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas