Biografia de Jorge Amado terá lançamento nacional no Palacete das Artes

ronaldo jacobina
31.10.2018, 05:00:00

Biografia de Jorge Amado terá lançamento nacional no Palacete das Artes


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

(Divulgação)
A autora Joselia Aguiar e a capa do livro que chega às livrarias em novembro

Após uma cuidadosa pesquisa que levou quase uma década, a escritora baiana Josélia Aguiar fará o lançamento nacional da biografia de Jorge Amado, no próximo dia 27 de novembro, às 19h, no Palacete das Artes, em Salvador. A obra, que sai pela editora Todavia, reconta a vida de um dos mais populares escritores do século 20. Para escrever a biografia, a autora teve acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, correspondência com amigos e outros escritores, além de ter realizado entrevistas no Brasil, na Europa e nos EUA. Antes de chegar às livrarias de todo o país, o livro já recebeu elogios de diversos escritores, incluindo o premiado Milton Hatoum.

Vinho natural
O chef assador Ídolo Giusti Neto escolheu o restaurante Coentro, na Barra, para apresentar aos baianos os vinhos naturais que produz na Serra da Cantareira, em São Paulo. Neto vai apresentar alguns dos rótulos de sua vinícola aos clientes da chef Karine Poggio,  no dia 8 de novembro, às 19h30.

(Foto:Cristiane Silva/Divulgação)
Idolo Giusti é produtor de vinhos naturais na Serra da Cantareira

Morada de luxo
A partir do próximo dia 5 de novembro, Salvador passará a contar com um novo conceito de residência temporária, permanente ou turística, para idosos. O Lar Sênior Residence foi instalado em um casarão do século 19, na Mouraria, onde funcionou o hotel Casa das Portas Velhas. A proposta, segundo os proprietários, é oferecer requinte, serviço de excelência e convívio saudável. 

Balada na oficina
Fernando Costa e Thiago Mattos irão realizar, no próximo dia 13 de novembro, às 19h30, um evento em comemoração aos nove anos da loja Mesckla em Salvador. Dentre as ações previstas está um desfile das marcas que representam e que acontecerá numa passarela de 60 metros montada na oficina da Morena Veículos. Depois, a oficina vira balada sob o comando da Dj Anne Louise.  

Amor no Farol
Depois de passarem por apartamentos, shoppings e livrarias, os atores Daniel Farias e Talis Castro resolveram percorrer os principais faróis da cidade com a peça Gastando Amor no Farol. A primeira apresentação será no dia 11 de novembro, às 16h20, no Farol da Barra. Os dois aproveitam para lançar ali, o EP #GastandoAmor, com cinco músicas autorais.

(Foto:Isabela Bugmann/Divulgação)
Talis Castro e Thiago Mattos levam peça para faróis de Salvador

3 X 4 GENTE BOA

(Divulgação)
Sandy Najar criou uma coleção de bolsas que caiu no gosto das baianas 

Formada em Propaganda e Marketing, Sandy Najar começou a carreira na extinta agência DS2000. Passou pela Ideia 3, Editora Abril - onde integrou o cast das revistas Elle e Capricho - até seguir para Nova York onde se pós-graduou. Apesar da carreira bem sucedida no segmento, a descendência libanesa a empurrou para o empreendedorismo. Criou uma publicação voltada para o mercado de luxo e uma empresa focada na área de criação e design. Aos poucos, a clientela foi demandando ações promocionais e quando se deu conta já estava totalmente inserida nesse segmento. Um evento aqui, uma ação de marketing acolá, lá foi ela construindo sua história solo de sucesso. Logo, tudo que levava sua assinatura passou a ser associado a luxo e requinte. Sem desgarrar dos projetos construídos, foi criando novos negócios até chegar na montagem de sua própria marca, a By Sandy Najar, focada na criação de bolsas e acessórios exclusivos. Workholic confessa, abriu um escritório-showroom no Horto Florestal, onde atende sua clientela, cria e planeja eventos, edita suas revistas e desenvolve estampas exclusivas para seus produtos. Como se não bastasse, agora incluiu mais uma atividade no currículo: será a Relações Públicas do Hotel Fasano que abrirá as portas em dezembro na Praça Castro Alves. Desde então, tem trabalhado em dobro, mas diz que vem reduzindo a agenda de grandes trabalhos. “Mas só um pouquinho”, brinca. E a gente acredita. Afinal, talento e disposição ela tem de sobra! 

Asé na Caixa
Hoje, a partir das 19h, todos os caminhos levarão à Caixa Cultural onde será aberta a exposição Asé – As poéticas do empoderamento. A coluna acompanhou ontem (30) a montagem da mostra que vai apresentar - com muita cor, música e conteúdo - a trajetória e o legado dos afoxés e blocos afro da Bahia, e garante: está imperdível! 

Pra comemorar
E por falar em bloco afro, o Ilê Aiyê inaugura amanhã, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, a partir das 21h, os festejos das comemoração dos 45 anos da Mais Belo dos Belos. Na programação, shows com participações de artistas como Daniela Mercury e Gerônimo, além da BandÁiyê, claro. 

Mais +
Vinte e cinco restaurantes dos bairros Santo Antônio e Carmo criaram pratos especiais com preço fixo de R$ 30, com direito a uma bebida, que serão oferecidos durante todo o mês de novembro. A ação, batizada de Sobe e Desce, visa atrair visitantes ao Centro Histórico e difundir sua rica gastronomia. 

Menos – 
E o Brasil segue firme no caminho que o distancia das letras. A livraria Saraiva, uma das maiores do país, anunciou esta semana o fechamento de 20 unidades, enquanto a Cultura, a maior rede do país, entrou com pedido de recuperação judicial. Em breve, comprar livro só pela internet. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas