Biografia não autorizada de Caetano Veloso será lançada em Salvador

Resultado de pesquisa de 20 anos, livro é escrito pelos cariocas Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2017 às 22:10

- Atualizado há um ano

Biografia de Caetano será lançada dia 10 em Salvador (Foto: Divulgação)Escrito pelos jornalistas cariocas Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, o livro Caetano, Uma Biografia é o primeiro trabalho biográfico não autorizado publicado no país após as alterações na Lei de Direitos Autorais. Resultado de 20 anos de pesquisa, o livro, que narra a trajetória do músico, a partir de seu nascimento, em Santo Amaro da Purificação, será lançado em maio no Rio de Janeiro (dia 3), São Paulo (dia 6) e em Salvador (dia 10).

Aqui, a sessão de autógrafos será na livraria Saraiva Mega Store, no Salvador Shopping. Os autores entrevistaram familiares,  amigos de infância, professores, músicos, críticos... num  total de 103 pessoas. Entre eles, a mãe de Caetano, dona Canô,  e o cantor Dorival Caymmi, ambos falecidos. Lançada pelo selo Seoman, do Grupo Editorial Pensamento, a biografia tem 544 páginas e custa R$ 49,90.

Diferentemente de vários outros livros sobre o baiano, os autores dão igual importância a todas as fases da vida de Caetano, não se concentraram apenas em sua fase tropicalista - objeto da maior parte dos trabalhos sobre ele. O livro passeia por todas as fases da vida do artista e conta a origem de uma infinidade de canções e os bastidores das gravações. Também fala da relação de Caetano com o cinema, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Aborda ainda a crítica, as polêmicas, as musas, os amores, os casamentos, os filhos e as grandes turnês internacionais. A introdução é assinada por Roberto Menescal.