Black Friday: compras online com segurança

Richard Bento é superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Black Friday já está a todo vapor no comércio brasileiro, com diversos anúncios de ofertas em sites e lojas de variados setores. Principal data do calendário do e-commerce brasileiro – e adotada também por quem faz vendas físicas –, a Black Friday registra um aumento considerável no volume de vendas, o que pede um cuidado ainda maior para evitar fraudes e golpes.

Segundo estimativa da Ebit/Nielsen, 88,6% dos e-consumidores têm intenção de fazer pedidos na data, uma alta de 8% em relação a 2017. Apenas no comércio eletrônico, o número de compras deve chegar a quatro milhões.

Para que os consumidores façam suas compras de forma segura e aproveitem a data, alguns cuidados são fundamentais. É importante realizar suas compras em lojas conhecidas, procurando consultar seu status em sites de avaliação de reputação, e saber quais são suas políticas de privacidade. E mais: confirme se o estabelecimento não está na lista restritiva do Serasa e confira informações como razão social, CNPJ e endereço. Caso perceba alguma inconsistência, não realize a compra.

Ao realizar transações online, utilize uma máquina com antivírus, navegador e sistema operacional atualizados, além de firewall ativado. Use redes sem fio conhecidas, com autenticação obrigatória, ou sua conexão particular (3G ou 4G), e nunca faça compras ou transações bancárias usando redes wi-fi públicas.

Também é prudente desconfiar de promoções com preços muito abaixo da média de mercado, mesmo na Black Friday. Tente comparar os preços e ofertas com outras lojas conhecidas do mesmo setor. E fique atento a links enviados por e-mails ou redes sociais – eles podem direcionar para páginas falsas, com a intenção de roubar seus dados. Prefira acessar o site diretamente, digitando o endereço no navegador, e confira se o endereço começa com https:// antes de fornecer seus dados.

Uma boa forma para fazer compras online de maneira prática e segura é utilizar um cartão virtual. Isso evita que os dados de seu cartão físico sejam de alguma forma obtidos por criminosos durante uma compra online. Para isso, basta instalar o app do seu cartão, gerar um cartão virtual e realizar sua compra. O número será válido para uma única transação e por tempo determinado. Dessa forma, mesmo que o site guarde os dados do cartão e esses sejam expostos a criminosos, ele não poderá ser usado novamente.

Tomando as precauções necessárias, por meio de gestos e ações relativamente simples como os indicados neste texto, é possível aproveitar não só datas como a Black Friday, mas realizar transações pela internet sem transtornos sempre. Procure adotar os hábitos na sua rotina online – a segurança nesse ambiente deve ser prioridade o ano inteiro.

Richard Bento é superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores