Blitz do Turismo encontra pelo menos 30 irregularidades na Barra

salvador
08.01.2020, 20:04:28
Atualizado: 08.01.2020, 22:44:39
(Foto: Divulgação/Secom)

Blitz do Turismo encontra pelo menos 30 irregularidades na Barra

Número de ambulantes nas praias e o assédio a turistas estão entre as principais irregularidades encontradas

Pelo menos 30 irregularidades foram encontradas na Barra durante a terceira edição da Blitz do Turismo, que ocorreu no bairro nesta quarta-feira (8). A atuação dos barraqueiros, que "reservam" trechos da areia com suas cadeiras, além da necessidade de implantação de mais sanitários e o assédio a turistas foram as principais irregularidades encontradas no local. O roteiro realizado nesta quarta (8) iniciou no Forte São Diogo, passou pelo Forte Santa Maria, Farol da Barra e finalizou no Cristo. 

A necessidade de instalação de mais lixeiras, o número de ambulantes presentes nas praias e a necessidade de manutenção do cais localizado ao lado do Forte Santa Maria também foi notado pela equipe. Realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (Comtur), a iniciativa inspeciona os principais roteiros turísticos da cidade.

Nas últimas duas edições da Blitz do Turismo, os roteiros foram feitos no Comércio e no Centro Histórico de Salvador (Pelourinho - Santo Antônio Além do Carmo). As irregularidades encontradas nas primeiras edições já foram compiladas e entregues aos órgãos responsáveis, das três esferas: municipal, estadual e federal. O relatório é finalizado e entregue em até 48 horas úteis após a realização da inspeção.

"Uma reunião será feita posteriormente com os secretários das entidades municipais correspondentes às irregularidades identificadas. Na reunião as ações que foram tomadas pelos órgãos serão expostas", explicou o secretário de Cultura e Turismo Claudio Tinoco. "Todas as irregularidades estão sendo anotadas e encaminhadas em um prazo pequeno para que os órgãos tenham tempo para solucionar as questões", acrescentou Tinoco.

A Blitz contou com a presença de representantes da Salvador Destination, do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur-BA), da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-BA), Sindicato de Empresas do Turismo (Sindetur) e da Associação De Agências Operadoras De Receptivos Da Bahia (Abre-BA).

Para o superintendente da Abav-BA, Claudio Almeida, a realização da Blitz do Turismo irá auxiliar principalmente na área de receptivo. "A iniciativa da prefeitura é muito importante e essa ação irá auxiliar bastante o nosso trabalho. Alguns ajustes pequenos podem melhorar, por exemplo, a impressão que os turistas ficam da abordagem excessiva dos ambulantes", disse Almeida.

O presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, destacou que as ações desempenhadas auxiliam na maior receptividade dos turistas. "Obviamente que uma das maiores questões do nosso país é a social. Encontramos com pessoas em situação de rua, que são coisas que exigem maiores intervenções, mas identificamos questões que podem ser resolvidas a curto prazo, como questões de limpeza, manutenção e de mobilidade", afirmou Duran.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-e-preciso-se-cuidar-para-aguentar-todos-os-dias-de-folia/
Chefe de reportagem Jorge Gauthier dá dicas para ficar atento à saúde
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-se-nao-vai-ajudar-pelo-menos-me-deixe-trabalhar-em-paz/
Governador falou em "perseguição" do governo federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-o-ultimo-ensaio-do-cortejo-afro-no-pelourinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-os-melhores-momentos-de-vitoria-0x0-freipaulistano/
Leão segue invicto em 2020 e na zona de classificação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-furdunco-e-banho-de-mar-a-fantasia/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-fuzue-e-festa-no-mar/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diretora-baiana-fala-sobre-nu-artistico-de-mulheres-com-mais-de-60-muito-amor/
No documentário Nuas e Cruas, Mariana Ayumi, 21, reflete sobre corpo, nudez e feminismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rica-em-historia-igreja-de-sao-domingos-e-pouco-explorada-no-turismo-religioso/
Local é ofuscado pela fama do Convento de São Francisco, a Igreja do Ouro
Ler Mais