Bolsonaro anuncia Mario Frias para a Secretaria da Cultura

Ele, porém, não deve ter muita liberdade para comandar a pasta, como sua antecessora, Regina Duarte

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2020 às 22:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação
.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta sexta-feira (19) a escolha do ator Mário Frias, ex-galã de Malhação, para a Secretaria Especial da Cultura. Essa é a quinta escolha do presidente para o cargo. 

Frias, entusiasta do governo, atualmente é apresentador do game show A Melhor Viagem, exibido pela RedeTV!. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta.

Desde que Bolsonaro chegou ao governo, em janeiro de 2019, a área cultural passa por uma sequência de turbulências e já teve demissões com acusação de censura, paródias ao nazismo e mais recentemente, polêmica ao vivo com a atriz Regina Duarte durante entrevista a uma emissora de TV.

O ator chega ao cargo depois de o próprio presidente ter anunciado a saída de Regina, que passou pouco tempo na função. ​Frias já havia sido cotado para comandar a pasta em janeiro, logo após a saída de Roberto Alvim.

Na ocasião, marcada por demissão do secretário após uma paródia de um ministro da Alemanha nazista, Bolsonaro acabou apostando em Regina, demitida em menos de três meses.

De acordo com auxiliares do presidente, a chegada de Frias reflete uma nova tentativa do Palácio do Planalto de manter a ala ideológica no comando da área de Cultura, tentativa frustrada na gestão de Regina.

Bolsonaro vinha se queixando que a ex-atriz global não estava atendendo às suas expectativas de manter a militância aguerrida na "guerra cultural".

Frias, escolhido com apoio dos filhos do presidente, deu sinais de que vai topar a missão de discurso ideológico. Ele, segundo a Folha de S. Paulo, não deve ter muita liberdade para comandar a pasta, como sua antecessora.

A novidade agora, dizem pessoas ligadas à pasta, é que Frias terá uma gestão tutelada pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Foi ela a responsável por levar o nome do ex-galã de Malhação para o Planalto. Zambelli está atuando na Cultura desde semana passada e ajudou a construir uma "saída honrosa" para Regina, anunciada para um cargo na Cinemateca Brasileira após ser demitida.

A deputada bolsonarista é fã do escritor Olavo de Carvalho, principal ideólogo do governo e defensor de uma guerra cultural que tem como principal adversário "o comunismo", num amplo conceito usado para identificar tudo que se opõe a Bolsonaro e seus apoiadores incontestes.

Ainda segundo a Folha, Bolsonaro e Frias tiveram conversas ao longo da semana sobre as expectativas do presidente para a nova gestão. Bolsonaro espera que o ator aumente o rigor na concessão de benefícios ao setor do audiovisual e implemente mudanças na Lei Rouanet.

Carreira Aos 48 anos, Frias já protagonizou diversos papéis na TV Globo. O primeiro deles foi em 1996, no seriado Caça-Talentos, com o personagem Alex Junior.

Ele fez grande sucesso no fim dos anos 1990, quando foi protagonista da "Malhação".

[[galeria]]

Após o sucesso no folhetim adolescente, Frias participou de tramas como Meu Bem Querer (1998), As Filhas da Mãe (2001), O Beijo do Vampiro (2002) e Sob Nova Direção (2005). O maior destaque em novelas foi quando viveu Thomas Jefferson em Senhora do Destino (2004).

Além da Globo, o ator e produtor também esteve presente em novelas da Record e da Bandeirantes. Na Band, Frias participou de Floribella (2006), enquanto na Record atuou em Bela e a Feia (2009) e A Terra Prometida (2016).

Seu último papel em uma novela foi em "Verão 90" (2019), quando fez o papel de Guilherme Coutinho.

Já no cinema, Mario Frias participou do filme Mater Dei, junto com sua esposa à época, Nivea Stelmann. A trama é uma história dramática, com roteiro original escrito por Ricardo Rama, que faz uma análise sensível da complexidade do comportamento humano.

Apresentador Sem conseguir grandes papéis como ator, Frias investiu na carreira de apresentador. Em 2010, ele apresentou o primeiro game show na Rede TV, chamado O Último Passageiro.

Já em 2012, o ator apresentou um programa sobre o universo country, Super Bull Brasil (2012), ainda na Rede TV. Em 2017 e 2018 ele migrou para o Tô de Férias, no SBT.

Mario Frias tem um filho de 15 anos com Nívea Stelmann, com quem foi casado de 2003 a 2005, e uma filha de 8 anos com a publicitária Juliana Camatti, com quem é casado desde 2008.