Bolsonaro autoriza emprego das Forças Armadas na Amazônia

Medida é tomada após pressão internacional por causa de queimadas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 18:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: NASA/DIVULGAÇÃO
As queimadas são proibidas pelos estados nessa época do ano. Incêndios são frutos de irresponsabilidades e má fé por VALTER CAMPANATO/ABR

Foi publicado, na noite desta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU) o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL)  autorizando o emprego das Forças Armadas no combate às queimadas na Amazônia. O documento permite o uso de militares em áreas de fronteira, terras indígenas e unidades federais de conservação ambiental até o dia 24 de setembro.

Bolsonaro irá falar sobre Amazônia em rede nacional e opositores preparam 'panelaço'

O decreto, que autoriza a operação conhecida como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), permite inicialmente a atuação das Forças Armadas no Estado de Roraima, mas a tendência é estendê-para todos os estados da Amazônia Legal. Bolsonaro já havia dito de manhã que o governo estudava acionar tropas do Exército para auxiliar no combate aos incêndios na região.

[[galeria]]

A primeira ação dos militares em Roraima será por meio do uso de dois aviões no lançamento de produtos para combater o fogo.  As queimadas na região amazônica têm atraído críticas de líderes internacionais como o presidente da França, Emmanuel Macron, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Os governos da França e da Irlanda ameaçam bloquear o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, firmado em junho, caso o Brasil não tome providências para proteger a floresta amazônica. O governo da Finlândia, que preside atualmente a União Europeia, cogitou boicotar a importação de carne brasileira.

Na noite de quinta-feira (22), o governo publicou em edição extra do DOU despacho que determina que todos os ministros adotem “medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica”.