Brasil precisa de reformas para ampliar mercado sustentável do crédito

farol econômico
24.09.2018, 05:32:00
Atualizado: 24.09.2018, 09:36:13

Brasil precisa de reformas para ampliar mercado sustentável do crédito

Fundamental para o desenvolvimento do país, a questão do crédito está entre aquelas que ou estão passando batidas nos programas dos candidatos a governar o Brasil, ou são tratadas de maneira superficial. Fato é que a oferta do crédito –  a taxas de juros saudáveis  –  é fundamental. Nos últimos anos, a oferta até aumentou no país, como mostra o estudo Mercado de Crédito – Panorama Brasil, da Oliver Wyman.  Considerando-se apenas os empréstimos, o saldo de crédito era de 35% do PIB em dezembro de 2007 e passou a 47% em dezembro de 2017, atingindo seu pico em dezembro de 2015, quando chegou a 54% do PIB.  Ainda assim estamos distantes da média dos países desenvolvidos. O crédito doméstico para o setor privado – conforme indicador do Banco Mundial, que considera empréstimos, títulos de dívidas e recebíveis – representa 62% do PIB. Nos países da OCDE, por exemplo, o mercado de crédito equivale a 122% do PIB e nos Estados Unidos, o número é de 192%. 

Mudanças necessárias
Ana Carla Abrão, coordenadora técnica do estudo, explica que o Brasil passou por alguns ciclos de crescimento do crédito, mas precisa de uma série de reformas microeconômicas para garantir o crescimento sustentável do setor. "Crédito é muito importante para o desenvolvimento. Nós precisamos de reformas que ampliem o acesso ao crédito e a um custo menor", avalia. O estudo elenca entre os principais problemas para a oferta de crédito atualmente no Brasil o acesso limitado à informação, a precificação descasada do risco de crédito do cliente, o processo de recuperação moroso e caro, além da elevada insegurança jurídica. Entre as reformas necessárias, constam a ampliação do cadastro positivo, melhoria no sistema de garantias e de retomada extrajudicial das garantias, regulação do mercado imobiliário e o fomento à competição, entre outras. 

Inadimplência
Um dos problemas no mercado de crédito brasileiro é a dificuldade de diferenciar, no momento de realizar uma operação o bom pagador do mau pagador. Na dúvida, todos dividem os custos que as instituições financeiras têm com os maus pagadores. 

Cada vez mais perto 
A RD –  maior rede de drogarias do Brasil e da América Latina, presente na Bahia com a Drogasil – comemora os resultados do "Compre e Retire" em suas farmácias. O serviço, presente em todas as 51 lojas na Bahia, permite ao cliente fazer a compra de produtos pela internet ou o televendas e retirar em até uma hora numa das lojas da rede. Segundo Diego Kilian, diretor de Vendas e Multicanalidade da RD, metade das compras hoje já são atendidas pelo estoque das lojas, enquanto a outra metade é pelos centros de distribuição. Para o consumidor, ressalta, a vantagem está na comodidade de chegar a uma das unidades apenas para pegar o produto, já pago. "Ajuda muito porque evita que a pessoa precise se deslocar sem saber se vai encontrar o produto, além de evitar a fila para o pagamento", destaca. 

Para pequenas e médias
De olho no mercado das pequenas e médias empresas, a TIM anunciou uma parceria com a Cielo na LIO+, híbrido de leitor de cartões e celular. Os  clientes poderão adquirir a LIO+ com a oferta TIM Black Empresas, de 6GB e 20GB por preços competitivos, garante a TIM, com cobertura 4G em 3.168 municípios brasileiros.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-da-terceira-temporada-de-the-crown/
A nova temporada irá focar no período da Guerra Fria, entre 1964 e 1977
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-passa-mal-apos-incendio-em-predio-de-brotas-veja-video/
Mulher foi atendida pelo Samu; causa do incêndio é desconhecida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marinheiro-salvou-filho-durante-incendio-em-lancha-na-baia-de-todos-os-santos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-armado-invade-shopping-de-salvador-e-assusta-clientes/
Ele é suspeito de praticar assaltos em uma passarela perto do estabelecimento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-procura-casal-que-roubou-r-400-mil-de-idosas-na-barra-veja-video/
Irmãs, vítimas têm 89 e 93 anos; homem e mulher entraram disfarçados em prédio
Ler Mais