Bruno Reis aborda avanços de Salvador em encontro com vice-prefeita de Atenas

Grécia, assim como a capital baiana, adotou plano de resiliência

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de março de 2019 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Salvador recebeu nesta quarta-feira (27) o talk show “Desafios das Cidades Resilientes”, no Wish Hotel da Bahia. Presente no evento, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou as iniciativas da gestão municipal para superar dificuldades e dar conta das demandas do mundo contemporâneo de maneira sustentável. 

Também estiveram no talk show a vice-prefeita de Atenas, Eleni Myrivili, e o diretor para a América Latina do Programa 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata. Ao lado deles, Reis pontuou os investimentos e avanços da capital baiana nas áreas da educação, saúde, turismo, cultura, habitação e infraestrutura urbana. 

Bruno Reis abordou ainda o processo de transformação pelo qual vem passando Salvador e disse que tudo é fruto de muita planejamento. Os exemplos citados foram o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado pela Câmara em 2016, responsável pela modernização da legislação da cidade, além dos programas de Mobilidade Urbana e de Saneamento.“Também fazemos avaliações frequentes da execução do planejamento estratégico da capital, que é pensada em longo prazo”, afirmou Bruno.O vice-prefeito também falou sobre os investimentos em educação, como a reconstrução de 16 escolas na capital baiana. Desde o ano passado, 14 já passam pelo processo. A obra mais recente foi iniciada nesta quarta (27), no bairro de São Caetano. Além disso, outras estruturas serão revitalizadas e haverá ampliação no número de professores e o aumento de vagas na rede pública, especialmente com os programas Primeiro Passo e Pé na Escola.

“Salvador é, hoje, uma das capitais que mais crescem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil”, disse Bruno Reis.

Na saúde, Reis ressaltou a ampliação da cobertura da atenção básica e a implantação do Hospital Municipal, enquanto no turismo aprofundou temas como os investimentos previstos para o Centro Histórico. Além disso, haverá recuperação de 17 trechos de orla e a construção do novo Centro de Convenções.

Resiliência Presente ao evento, a vice-prefeita de Atenas, Eleni Myrivili, elogiou o plano de resiliência de Salvador, lançado nesta terça (26), no Forte de São Diogo, na Barra. O programa foi lançado na cidade grega em 2017.

“Essa abertura de Atenas para pessoas e organizações de fora representou uma mudança muito importante, ainda mais porque estávamos passando por uma crise, com muita gente da classe média ficando pobre e sem teto”, frisou.

Alguns resultados, segundo a gestora, já podem ser observados. Em 2018, por exemplo, Atenas foi reconhecida como a capital tecnológica da Europa.

Já o diretor para a América Latina do Programa 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata, abordou no talk show os desafios da implantação da estratégia. “A rede de 100 Cidades Resilientes tem a necessidade de conseguir converter o plano em ações concretas – para que não seja apenas um conjunto de boas intenções”, disse.