Bruno Reis aborda avanços de Salvador em encontro com vice-prefeita de Atenas

salvador
27.03.2019, 17:00:00
(Divulgação)

Bruno Reis aborda avanços de Salvador em encontro com vice-prefeita de Atenas

Grécia, assim como a capital baiana, adotou plano de resiliência

Salvador recebeu nesta quarta-feira (27) o talk show “Desafios das Cidades Resilientes”, no Wish Hotel da Bahia. Presente no evento, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou as iniciativas da gestão municipal para superar dificuldades e dar conta das demandas do mundo contemporâneo de maneira sustentável. 

Também estiveram no talk show a vice-prefeita de Atenas, Eleni Myrivili, e o diretor para a América Latina do Programa 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata. Ao lado deles, Reis pontuou os investimentos e avanços da capital baiana nas áreas da educação, saúde, turismo, cultura, habitação e infraestrutura urbana. 

Bruno Reis abordou ainda o processo de transformação pelo qual vem passando Salvador e disse que tudo é fruto de muita planejamento. Os exemplos citados foram o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado pela Câmara em 2016, responsável pela modernização da legislação da cidade, além dos programas de Mobilidade Urbana e de Saneamento.

“Também fazemos avaliações frequentes da execução do planejamento estratégico da capital, que é pensada em longo prazo”, afirmou Bruno.

O vice-prefeito também falou sobre os investimentos em educação, como a reconstrução de 16 escolas na capital baiana. Desde o ano passado, 14 já passam pelo processo. A obra mais recente foi iniciada nesta quarta (27), no bairro de São Caetano. Além disso, outras estruturas serão revitalizadas e haverá ampliação no número de professores e o aumento de vagas na rede pública, especialmente com os programas Primeiro Passo e Pé na Escola.

“Salvador é, hoje, uma das capitais que mais crescem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil”, disse Bruno Reis.

Na saúde, Reis ressaltou a ampliação da cobertura da atenção básica e a implantação do Hospital Municipal, enquanto no turismo aprofundou temas como os investimentos previstos para o Centro Histórico. Além disso, haverá recuperação de 17 trechos de orla e a construção do novo Centro de Convenções.

Resiliência
Presente ao evento, a vice-prefeita de Atenas, Eleni Myrivili, elogiou o plano de resiliência de Salvador, lançado nesta terça (26), no Forte de São Diogo, na Barra. O programa foi lançado na cidade grega em 2017.

“Essa abertura de Atenas para pessoas e organizações de fora representou uma mudança muito importante, ainda mais porque estávamos passando por uma crise, com muita gente da classe média ficando pobre e sem teto”, frisou.

Alguns resultados, segundo a gestora, já podem ser observados. Em 2018, por exemplo, Atenas foi reconhecida como a capital tecnológica da Europa.

Já o diretor para a América Latina do Programa 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata, abordou no talk show os desafios da implantação da estratégia. “A rede de 100 Cidades Resilientes tem a necessidade de conseguir converter o plano em ações concretas – para que não seja apenas um conjunto de boas intenções”, disse.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maior-dia-da-minha-vida-diz-musico-que-voltou-a-ver-apos-rezar-para-irma-dulce/
Ele participou de cerimônia da canonização e interagiu com o Papa Francisco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-10-horas-de-vigilia-fieis-comemoram-canonizacao-de-dulce-no-largo-de-roma/
Primeira miraculada, Cláudia Araújo chegou ao Santuário na noite deste sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-salvador-1a-miraculada-de-dulce-acompanha-canonizacao/
Cláudia Araújo está desde ontem às 18h em vigília no Santuário de Irmã Dulce
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-na-canonizacao-de-irma-dulce/
CORREIO acompanhou do Vaticano e mostra bastidores da canonização na Itália e em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/artistas-ensaiam-apresentacoes-para-canonizacao-de-irma-dulce-veja-video/
Margareth Menezes, Waldonys e José Maurício receberam as últimas orientações
Ler Mais