Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 12:18
- Atualizado há 2 anos
Ao buscar o lugar ideal para morar com a família, a professora Bárbara Cruz analisou alguns bairros buscando, sobretudo, comodidade em relação à oferta de produtos e serviços. Foi justamente este conforto, de poder realizar as compras próximo de casa, que a fez escolher o Cabula.>
“O bairro servia muito bem quando nos mudamos e vem ampliando a oferta de lojas e serviços”, afirma. Bárbara mora com o marido e os dois filhos há cinco anos no local e diz que a todo momento surgem novas empresas, com produtos que complementam a crescente demanda dos moradores da região. “Recentemente, abriram duas delicatessens próximas de casa”, cita como exemplo.>
A professora elogia a facilidade para adquirir no próprio bairro produtos e serviços que atendam às necessidades de família. Há muitas opções de supermercado, mercadinho, farmácia, padaria, lanchonete, restaurante, salão de beleza, academia, além de lojas de diversos segmentos, incluindo roupas, calçados e eletrodomésticos.>
“Geralmente vou andando a todos estes lugares, pois gosto de desbravar o bairro. É tudo muito próximo. Meu filho fazia inglês aqui mesmo, e ia andando, da mesma forma que a minha filha ia para o balé, que fica num shopping também perto de casa”, afirmou Bárbara, citando ainda pequenas feiras que são montadas em praças e ruas, onde é possível adquirir frutas e verduras frescas.>
De acordo com o Sindicato do Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), a estimativa é que o Cabula conte atualmente com cerca de 450 estabelecimentos. Este número mais que dobrou nesta última década. Para o presidente da entidade, Paulo Motta, isto mostra uma fidelização do consumidor do bairro. “Eles estão cada vez mais voltados para o consumo na região onde moram. Isto tem acontecido também em outros bairros de Salvador”, afirmou.>
O administrador João Sotero, também morador da área, concorda com Motta. “O Cabula é um bairro completo em relação à comodidade oferecida aos consumidores. Temos aqui a presença de grandes redes de supermercados, eletrodomésticos, entre outros segmentos, nos quais encontramos os mesmos produtos oferecidos em qualquer outra região de comércio da cidade”, informou. Ele destaca ainda a oferta de serviços, e citou a presença de agências bancárias e a disponibilidade de caixas eletrônicos das principais instituições financeiras.>
Loja conceito Criadores da Coreto Hype, os empresários Lídice Berman e Breno Barreto apostaram no potencial de consumo da região quando buscaram um local para abrir o primeiro endereço permanente da sua feira de rua e escolheram o Shopping Bela Vista. Inicialmente, abriram a loja colaborativa Coreto Store, que tem a mesma proposta de focar em economia criativa, sustentabilidade e inovação do negócio original.>
Em um mesmo espaço é possível encontrar produtos de empreendedores criativos e serviços como coffee shop e barbearia, além de uma programação variada, com oficinas, intervenções artísticas, lançamentos de livros e discos.>
Deu tão certo que seis meses depois, implantaram a Coreto Kids no mesmo shopping trazendo o mesmo conceito da primeira loja e reunindo produtos de 100 marcas locais. Voltada para o público infantil, a unidade tem showroom de moda infantil, showroom de festas, brinquedos, além de espaço para atividades, como teatro, estudo, mágica, capoeira, entre outras.>
“O objetivo era oferecer algo que gostaríamos de fazer e que o mercado daquela região não tinha nada próximo. Ser referência”, destacou Lídice. Segundo a empresária, cada espaço gera cerca de 70 empregos e muitos dos funcionários são moradores do Cabula. Lídice Berman e Breno Barreto apostaram em novo conceito de negócio (Foto: divulgação) Shoppings garantem variedade O Cabula conta com uma ampla oferta de lojas e serviços instalados em shoppings centers. O maior deles presente na região é o Bela Vista, com quase 200 lojas. O centro de compras e lazer, inaugurado há cinco anos, possui mais de três mil vagas de estacionamento e nove salas de cinema.>
“O shopping melhorou muito o relacionamento de comércio no bairro porque tem variedade. Sou um consumidor assíduo de lá, sobretudo em relação à alimentação, que facilitou a vida dos moradores que têm um dia a dia corrido. O Bela Vista também proporcionou mais opções de lazer próximas de casa”, afirmou João.>
Há outros empreendimentos comerciais de menor porte, mas que também oferecem opções variadas de lojas e serviços. É o caso do Shopping Cabula Tropical Center, na região do Saboeiro, e do Master Shopping Cabula. Já o Plaza Shopping Cabula, logo na entrada da Rua Silveira Martins, é um dos mais amplos e conta, além de lojas, com empresas de serviços, como lotérica, informática, salão de beleza, restaurantes e lanchonetes.>
Além de contar com estes centros de compra no próprio bairro, os moradores do Cabula estão próximos de outros grandes shoppings da cidade, como o Salvador Shopping e o Shopping da Bahia.>
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas>