Cabula para compras

Com mais de 450 estabelecimentos comerciais, além de um dos três maiores shoppings da cidade, bairro se destaca pelo comércio forte

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 12:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Ao buscar o lugar ideal para morar com a família, a professora Bárbara Cruz analisou alguns bairros buscando, sobretudo, comodidade em relação à oferta de produtos e serviços. Foi justamente este conforto, de poder realizar as compras próximo de casa, que a fez escolher o Cabula.

“O bairro servia muito bem quando nos mudamos e vem ampliando a oferta de lojas e serviços”, afirma. Bárbara mora com o marido e os dois filhos há cinco anos no local e diz que a todo momento surgem novas empresas, com produtos que complementam a crescente demanda dos moradores da região. “Recentemente, abriram duas delicatessens próximas de casa”, cita como exemplo.

A professora elogia a facilidade para adquirir no próprio bairro produtos e serviços que atendam às necessidades de família. Há muitas opções de supermercado, mercadinho, farmácia, padaria, lanchonete, restaurante, salão de beleza, academia, além de lojas de diversos segmentos, incluindo roupas, calçados e eletrodomésticos.

“Geralmente vou andando a todos estes lugares, pois gosto de desbravar o bairro. É tudo muito próximo. Meu filho fazia inglês aqui mesmo, e ia andando, da mesma forma que a minha filha ia para o balé, que fica num shopping também perto de casa”, afirmou Bárbara, citando ainda pequenas feiras que são montadas em praças e ruas, onde é possível adquirir frutas e verduras frescas.

De acordo com o Sindicato do Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), a estimativa é que o Cabula conte atualmente com cerca de 450 estabelecimentos. Este número mais que dobrou nesta última década. Para o presidente da entidade, Paulo Motta, isto mostra uma fidelização do consumidor do bairro. “Eles estão cada vez mais voltados para o consumo na região onde moram. Isto tem acontecido também em outros bairros de Salvador”, afirmou.

O administrador João Sotero, também morador da área, concorda com Motta. “O Cabula é um bairro completo em relação à comodidade oferecida aos consumidores. Temos aqui a presença de grandes redes de supermercados, eletrodomésticos, entre outros segmentos, nos quais encontramos os mesmos produtos oferecidos em qualquer outra região de comércio da cidade”, informou. Ele destaca ainda a oferta de serviços, e citou a presença de agências bancárias e a disponibilidade de caixas eletrônicos das principais instituições financeiras.

Loja conceito Criadores da Coreto Hype, os empresários Lídice Berman e Breno Barreto apostaram no potencial de consumo da região quando buscaram um local para abrir o primeiro endereço permanente da sua feira de rua e escolheram o Shopping Bela Vista. Inicialmente, abriram a loja colaborativa Coreto Store, que tem a mesma proposta de focar em economia criativa, sustentabilidade e inovação do negócio original.

Em um mesmo espaço é possível encontrar produtos de empreendedores criativos e serviços como coffee shop e barbearia, além de uma programação variada, com oficinas, intervenções artísticas, lançamentos de livros e discos.

Deu tão certo que seis meses depois, implantaram a Coreto Kids no mesmo shopping trazendo o mesmo conceito da primeira loja e reunindo produtos de 100 marcas locais. Voltada para o público infantil, a unidade tem showroom de moda infantil, showroom de festas, brinquedos, além de espaço para atividades, como teatro, estudo, mágica, capoeira, entre outras.

“O objetivo era oferecer algo que gostaríamos de fazer e que o mercado daquela região não tinha nada próximo. Ser referência”, destacou Lídice. Segundo a empresária, cada espaço gera cerca de 70 empregos e muitos dos funcionários são moradores do Cabula. Lídice Berman e Breno Barreto apostaram em novo conceito de negócio (Foto: divulgação) Shoppings garantem variedade O Cabula conta com uma ampla oferta de lojas e serviços instalados em shoppings centers. O maior deles presente na região é o Bela Vista, com quase 200 lojas. O centro de compras e lazer, inaugurado há cinco anos, possui mais de três mil vagas de estacionamento e nove salas de cinema.

“O shopping melhorou muito o relacionamento de comércio no bairro porque tem variedade. Sou um consumidor assíduo de lá, sobretudo em relação à alimentação, que facilitou a vida dos moradores que têm um dia a dia corrido. O Bela Vista também proporcionou mais opções de lazer próximas de casa”, afirmou João.

Há outros empreendimentos comerciais de menor porte, mas que também oferecem opções variadas de lojas e serviços. É o caso do Shopping Cabula Tropical Center, na região do Saboeiro, e do Master Shopping Cabula. Já o Plaza Shopping Cabula, logo na entrada da Rua Silveira Martins, é um dos mais amplos e conta, além de lojas, com empresas de serviços, como lotérica, informática, salão de beleza, restaurantes e lanchonetes.

Além de contar com estes centros de compra no próprio bairro, os moradores do Cabula estão próximos de outros grandes shoppings da cidade, como o Salvador Shopping e o Shopping da Bahia.

O Estúdio Correio  produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.