CadÚnico: participantes inscritos no Enem 2019 têm direito à isenção

educamais
04.04.2019, 14:12:00
Atualizado: 04.04.2019, 14:23:04
O benefício do CadÚnico é para estudantes que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo (Shutterstock)

CadÚnico: participantes inscritos no Enem 2019 têm direito à isenção

Solicitação está aberta até 10 de abril

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) também podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Para solicitar, o candidato precisa estar incluído no CadÚnico e informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido de acordo com o Decreto nº 6.135/2007. 

Disponibilizado para pessoas que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o benefício do CadÚnico é para estudantes que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para os interessados, vale lembrar que o prazo para pedido de isenção está aberto até 10 de abril e deve ser realizado no sistema do Enem. O Enem é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior. O exame é aceito pela maioria das instituições de ensino brasileiras e até mesmo, em alguns casos, em outros países.

Enem 2019
É importante lembrar que mesmo quem acessar o sistema para solicitar a isenção e for aprovado deve voltar na página do participante para realizar a inscrição, que acontece entre os dias 6 e 17 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

Datas e horários do Enem 2019

Prova Enem 3 de novembro

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

 Redação

 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Duração: 5 horas e 30 minutos

• 12h – Abertura dos portões

• 13h – Fechamento dos portões

 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova

 13h30 – Início das provas

 19h – Término das provas em 3/11

Prova Enem 10 de novembro

 Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 Matemática e suas Tecnologias 
 

Duração: 5 horas

• 12h – Abertura dos portões

 13h – Fechamento dos portões

 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova

 13h30 – Início das provas

 18h30 – Término das provas em 10/11

As informações são do portal do Inep

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas