Calabar: protesto de encapuzados aconteceu após morte em confronto com a Rondesp

Suspeito ainda foi socorrido por policiais para o HGE; policiamento foi reforçado no bairro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de março de 2020 às 08:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Morto na noite da última segunda-feira (2) durante confronto com a Polícia Militar no bairro do Calabar, Marcos Vinicius Ramos Salomão, 21 anos, teve o corpo liberado para o cemitério Campo Santo no início da tarde desta terça (3). O rapaz foi socorrido por policiais para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas chegou ao local sem vida. 

De acordo com o boletim de ocorrências do posto policial da unidade, a vítima foi baleada no abdômen e costas na Rua Direta do Calabar, e não resistiu aos ferimentos. Ainda conforme o boletim, com o socorrido, foram encontrados um revólver calibre 38 e uma quantidade de drogas não informada.

O registro do fato foi feito na Corregedoria da Polícia Militar já que o homem não foi conduzido pelos agentes, informou a corporação. Com o registro na Corregedoria, a PM irá averiguada se o trabalho ocorreu de acordo com a postura ética adequada ao policial militar. 

Segundo a polícia, equipes de Rondas Especiais (Rondesp) estavam no local quando se depararam com seis homens armados que, ao avistarem a presença dos policiais, efetuaram disparos e fugiram do local. No revide, um deles foi atingido e socorrido para o HGE, mas já deu entrada na unidade sem vida.

Em nota, a Polícia Militar informou que por volta das 17h30 de segunda-feira (2), quando policiais militares da Rondesp Atlântico realizavam o policiamento tático na localidade conhecida como Camarão, no bairro do Calabar, foram recebidos por disparos de arma de fogo efetuados por um grupo de indivíduos armados.

"Após o revide, a guarnição percebeu que havia um dos acusados caídos ao solo, sendo imediatamente socorrido ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos. Foram apreendidos com ele um revólver de calibre 357, 11 pinos de cocaína e 12 papelotes de maconha", afirmou a PM, em nota. 

Protesto Após a ação da PM, cerca de dez pessoas encapuzadas realizaram um protesto na Avenida Centenário, o que deixou o trânsito complicado, na altura da comunidade do Calabar, em Salvador, na noite desta segunda-feira (2).

De acordo com informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública, um morador informou que o grupo chegou a colocar fogo em objetos na via e tentou impedir a passagem de motoristas. 

No entanto, antes da chegada de policiais da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Federação), que foram enviados ao local após denúncia via 190, os manifestantes já haviam deixado o local, por volta das 22h. 

O Cicom não soube informar o motivo do protesto, que durou menos de uma hora. Após a chegada da PM, a Limpurb foi acionada para fazer a limpeza dos materiais colocados na via pelos manifestantes.

Reforço Ainda confrome a PM, equipes da 41ª CIPM reforçam o policiamento no local, realizando rondas e ponto base na região. A instituição ressalta ainda, que, caso a população observe suspeitos ou ações delituosas na região, ligue para o 190 ou o disque denúncia (3235-0000) e informe as situações adversas, além de também registrar a queixa na Delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier