Câmeras registram meteoro caindo na costa do mar no RS; vídeo

Captura de imagens foi feita por professor

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2019 às 18:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma câmera em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a queda de um meteoro na madrugada de sexta-feira (12). A captura das imagens foi feita pelo pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Carlos Fernando Jung.

O professor contou ao G1 que o bólido entrou na atmosfera a 122,2 mil km/h, logo depois já perdendo força. Pelas suas contas, o meteoro se extinguiu a 36 km de altitude sem maiores danos."Ele pesava 12 kg quando ele entrou na atmosfera, com o tempo ele diminuiu a massa, até que os fragmentos foram mínimos. O objeto foi totalmente consumido em sua passagem atmosférica, a cerca de 145 Km sobre o mar da costa do Rio Grande do Sul", explica.Câmeras em Torres, no Litoral Norte gaúcho, e em Santa Catarina também captaram o fenômeno, que aconteceu às 3h21.

No grupo Bramon, cada participamente participa com equipamento próprio de registro de fenômenos. "O grupo reúne vários profissionais, que trabalham de forma voluntária em prol de fazer o registro, a análise", diz Jung.

Ele explica ainda que bólido é como se chama o meteoro após a explosão. "É uma coisa comum. Durante o dia e a noite, não tem hora, nem lugar para acontecer. Mas não é normal a gente fazer um registro dessas proporções".

Veja: