Camisetas gratuitas pelo WhatsApp. Cuidado! Pode ser golpe

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hugo Brito
  • Hugo Brito

Publicado em 19 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O dfndr lab, especializado em segurança cibernética, detectou um novo golpe onde cibercriminosos oferecem camisas gratuitas de apoio a políticos e roubam dados pessoais de milhares de pessoas, tudo por meio de dois links maliciosos que estão circulando pelo WhatsApp. Ao clicar em um dos links, o usuário acessa uma página referente a um dos políticos que oferece camisas gratuitas e inclui imagens dos modelos.

Logo abaixo, é preciso incluir nome completo e endereço, com cidade e estado, além de escolher o modelo de camisa. Após preencher os campos, ele segue para a próxima página em que aparece a mensagem: “Precisamos nos certificar que você não é um sistema automatizado. Para isto, por favor compartilhe com 10 pessoas/grupos manualmente”. Por fim, a pessoa é redirecionada para um site no qual há uma notícia falsa falando sobre a distribuição das camisas com um conteúdo que incentiva as pessoas a participarem. Emilio Simoni, diretor da empresa, relembra 3 dicas essenciais para fugir de golpes desse tipo:

1-      Adote medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não;

2-      Utilize soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing;

3-      Sempre desconfie de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa.

No país do trabalho informal a tecnologia ajuda muito.

Levantamento recente do IBGE mostra que mais de 37 milhões de pessoas atuam no mercado de trabalho informal, número superior à quantidade de carteiras assinadas. Nesse mundo da falta de emprego formal a tecnologia tem se mostrado como um aparceira dessas pessoas na hora de buscar a sobrevivência. Aplicativos de serviços similares aos táxis já são mais do que comuns, mas a intermediação tecnológica entre fornecedor e cliente vai muito além. Um exemplo é o Workana – www.workana.com - uma plataforma para encontrar trabalhos freelancers e ganhar um dinheiro extra sem sair de casa. Há vagas para profissionais de TI e programação, design e multimídia, tradução e conteúdo, marketing e vendas, suporte administrativo, finanças, administração e engenharia.

Como a plataforma está disponível em toda América Latina, há a possibilidade, inclusive, de conseguir freelas internacionais. Diariamente, a Workana oferece ao menos 300 possibilidades de projetos. Outro aplicativo que está ajudando muitos brasileiros a vencer essa crise é o Facily que permite que profissionais de beleza como manicures, depiladoras e designer de sobrancelhas possam se conectar direto aos clientes. O guarda roupa também tem trazido renda extra para diversas famílias através da plataforma LOC – www.meuloc.com - focada na chamada moda compartilhada que é o processo de alugar peças casuais de pessoa para pessoa, o que ainda incentiva o consumo consciente.

Atualmente, o LOC possui cerca de 7500 peças cadastradas, o equivalente a R$ 4 milhões em roupas e acessórios. Para fechar essa lista de sites que ajudam nessa busca de renda informal temos o Elo7 – www.elo7.com.br - onde é possível comercializar produtos criativos e autorais dentro do Brasil. Por meio dele, 90 mil vendedores cadastrados comercializam 4,5 milhões de produtos, de variadas categorias. Não há custos para criação das lojas e o único requisito para ingressar na plataforma é que os produtos comercializados sejam autorais.

Hoje tem final de futebol... Virtual.

Já foram definidos os finalistas da copa CBPRO da liga VPSL – Virtual Professional Soccer League (Liga de futebol Profissional Virtual). A premiação total é de 20 mil reais. Os times jogam o FIFA 18. Hoje (18/09) às 23:10 h é a final para Xbox One onde se enfrentam Coroas Team e Real City FC. Na quinta (20/09), também às 23:10 h, é a vez da final para Playstation 4 com o jogo Ponto Frio E-Sports x CNB E-Sports.  Os jogos terão transmissão ao vivo no www.twitch.tv/vpsleague. Os finalistas não tiveram moleza não. A disputa reuniu equipes de todo o país como Atlético-PR, EC Vitória (BA), XV de Piracicaba, Doze (ES) e Botafogo-PB, além do Black Dragons. Os torneios FIFA Pro Clubs organizados pela VPSL acontecem desde 2014. Para quem não conhece vale a pena dar uma conferida. Os jogos são na modalidade multiplayer online, 11vs11, onde cada player controla um jogador criado e customizado por ele próprio. Se você gosta de jogar futebol online e pensa em entrar para um dos times no FIFA 19 o começo é acessar http://www.vpsleague.com. Lá você se informa sobre o processo de criação do seu jogador customizado e de como começar a sua carreira no futebol virtual.