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Campanha da CDL deve movimentar R$ 300 mi no Natal em Salvador


 

Cinco mil lojas de rua participam da promoção este ano

  • Nilson Marinho

Publicado em 30/11/2017 às 02:00:00
Atualizado em 17/04/2023 às 19:40:07
. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

É preciso chamar a atenção da clientela. Por isso as vitrines decoradas e a animação dos vendedores que, em alguns casos, puxam o cliente pelo braço. "Venha cá, coisinho, ver as novidades". O comércio de rua é feito disso, de corpo a corpo e preços atrativos. E é esse setor que a 3ª edição da campanha Natal de Luz e Prêmios deve focar. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL) é que a campanha movimente aproximadamente R$ 300 milhões, um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado.

Nesta edição, 5 mil lojistas de rua e outros associados devem participar da campanha que acontece entre os dias 1° e 30 de dezembro. Os clientes que fizerem as compras nas lojas participantes podem ganhar prêmios como um carro zero quilômetro, duas motos, e até cinco caminhões de prêmios carregados de produtos para o lar, como fogão, liquidificador, guarda-roupa e cama box.

Só pode concorrer ao sorteio o cliente que comprar acima de R$ 50, utilizando a máquina da operadora Rede. Se a compra foi feita com cartões MasterCard nas máquinas da Rede, o consumidor ganha três cupons para cada R$ 50 em compras. O sorteio acontece dia 4 de janeiro de 2018. Lançamento da campanha de Natal da CDL para o comércio de rua reúne empresários do setor (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Comércio de rua A ideia de voltar os olhos para o comércio de rua, de acordo com Alberto Nunes, presidente da CDL Salvador, é de estimular os lojistas que, diferentes daqueles que possuem comércio em shopping center, não contam com um marketing para ajudá-los a traçar estratégias para esse período do ano. "O comércio de shopping tem mais incentivo porque eles (lojistas) contam com um reforço na campanha de natal, com decoração e promoções de 'compre e ganhe'. Os lojistas de rua, por sua vez, nunca tiveram nada, então, nesta edição, a CDL tem a intenção de fortalecer o comércio de rua e satisfazer os nossos associados", explica Alberto. Ainda de acordo com Alberto, o comércio de rua é o que mais sofre com a crise financeira que faz os consumidores segurarem o bolso. Para este ano, levando em consideração a inflação e as taxas de juros do ano passado, as vendas tendem a aumentar.

Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 2016 terminou com a inflação em 6,29%, valor abaixo do teto da meta fixada pelo Banco Central que, na época, variava entre 4,5% e 6,5%. "Ainda não superamos a crise. Começamos a sair dela no mês de maio e, de lá para cá, tivemos um crescimento tímido. Devemos levar pelo menos uns 3 a 4 anos para voltar a crescer. O crescimento deve ser lento e, para os próximos anos, a expectitiva é que as vendas também cresçam cerca de 5%", acredita o presidente da CDL Salvador.O presidente ainda prevê que, durante o período natalino, cerca de 3 mil postos de trabalho temporários surjam.

Nesta edição, além dos consumidores, os donos das lojas também recebem prêmios. Os lojistas que constarem no cupom dos prêmios principais (duas motos e o carro) ganham uma viagem com acompanhante para a Flórida, nos Estados Unidos, com direito a passagens ida e volta, hospedagem e ingressos para assistir ao Aberto de Miami de tênis.

Movimento fraco Apesar da previsão do aumento de 5% nas vendas durante esse período, os comerciantes de rua ouvidos pelo CORREIO andam desanimados com as vendas deste mês e de outubro. Eles temem que dezembro seja fraco, tanto como os meses anteriores. 

A comerciante Jornanda Pereira, 33 anos, gerente da loja de artigos para o lar Treko e Cia, que fica na Avenida Sete de Setembro, já preparou a decoração de Natal da loja e colocou os principais itens natalinos na vitrine - tudo com a finalidade de chamar os clientes. Por enquanto, a estratégia não tem funcionado. A comerciante Jornanda Pereira capricha na decoração natalina para atrair clientela (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) "Já começamos a pensar no Natal logo após o Dia das Crianças. No momento, as vendas estão baixas. Esperamos que, a partir da semana que vem, tenha uma melhorada", acredita Jornanda. 

Já o gerente da loja Casa Bella, Neverton Silva, 27, está mais otimista. Ele manteve as metas de venda de outubro e, ao que tudo indica, deve fechar novembro bem. Para as festas de final de ano, a expectativa é que as vendas aumentem 50% em relação ao ano passado.

Para chegar lá, a loja está promovendo um sorteio de uma geladeira para os clientes que fizerem até R$ 300 em compras."Estamos fazendo um investimento para aumentar as nossas vendas e fazer com que dezembro também seja um mês bacana", diz Neverton. Se depender da comerciante Joanice Boaventura, 44, sim, será. Ela já começou a antecipar as compras e deixar a casa em clima natalino. "Essa é a época do ano em que as donas de casa mais se preocupam em mudar tudo. Nós mudamos a decoração, fazemos uma reforma, tudo para começar o ano com tudo novo", declara Joanice, que levou para casa um toalha de banho. Até o Natal, ela pretender gastar R$ 200 em artigos para casa e com presentes para os familiares e amigos.  A comerciante Joanice Boaventura já comprou toalha e pretende gastar ainda mais neste Natal (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Sem filas Uma das novidades da campanha deste ano é que o consumidor pode se cadastrar e emitir o cupom por meio do celular e tablet. No site da promoção, o cliente precisa preencher um cadastro com seus dados e responder à pergunta: "Qual é a maior promoção de fim de ano de Salvador?". A resposta correta é: "Salvador, Natal de Luz e Prêmios".

Todos os cupons precisam ser validados para que seja verificado se os dados são corretos e se os estabelecimentos fazem parte da promoção. Por meio do webapp, o usuário pode receber notificação e controlar sua quantidade de cupons. 

Para quem não quiser utilizar o webapp, há ainda a opção de cadastro e troca das notas fiscais em pontos físicos: na estação Nova Lapa, e nas estações de metrô Pirajá e Rodoviária. Para fazer o cadastro, é preciso de documento com foto.