Campanha de prevenção a DSTs é lançada em Salvador; veja onde fazer teste

carnaval
07.02.2018, 04:35:00
Atualizado: 07.02.2018, 09:26:00

Campanha de prevenção a DSTs é lançada em Salvador; veja onde fazer teste

O prefeito ACM Neto também participou da ação
(Foto: Milena Teixeira/CORREIO)

A chegada do Carnaval reforça ainda mais a preocupação com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). E para conscientizar os foliões sobre a importância do uso do preservativo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, veio a Salvador, na tarde desta terça-feira (6), para lançar a campanha “Prevenir é Viver o Carnaval #VamosCombinar”. O lançamento da ação aconteceu no Teatro Gregório de Mattos, na Praça da Castro Alves.

Na capital baiana, a campanha de prevenção vai ser realizada através de duas ações, a do Fique Sabendo, que consiste em testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, e na distribuição de 2 milhões de preservativos em áreas estratégicas e nos circuitos da folia.

O ministro aproveitou a ocasião para anunciar que mais de 100 milhões de preservativos serão distribuídos em  todo o Brasil. “Esse quantitativo é relevante porque, como um dos motes da campanha é #vamoscombinar, queremos que os foliões não só da Bahia como de todo o Brasil, se conscientizem da importância do uso de preservativos” afirmou.

(Foto: Secom/PMS)

Acompanho de secretários e autoridades, o prefeito ACM Neto também participou da campanha. Ele falou sobre a questão do medo que as pessoas têm de realizar o exame. “Sabemos que ainda há muito receio de fazer o exame, no entanto, é fundamental que isso aconteça para que o tratamento, quando necessário, possa ser adotado. É por isso que vamos mobilizar todo o esforço possível com a Prefeitura e autoridades envolvidas”, disse.

Entretenimento para educar
Quem também participou da campanha foram os grupos de dança Fit Dance e o Ilê Aiyê. A apresentação do bloco afro deu uma identidade baiana ao evento e conseguiu chamar atenção para a importância da prevenção. Já o FitDance, fez até uma coreografia da “prevenção” durante a apresentação que chamou atenção do público.

Onde encontrar?
Os testes rápidos serão realizados no Multicentro da Carlos Gomes, no Centro, e em uma estrutura montada na Barra, nas proximidades do Farol. A unidade do Centro funcionará das 9h às 21h, e a da Barra, das 12h às 21h.

Para atender aos foliões, a Prefeitura disponibilizará uma equipe formada por 70 profissionais, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, treinados, não só para realizar o exame, mas para dar encaminhamento necessário aos assistidos.

Aqueles que registrarem resultado positivo para HIV, Hepatite B ou C sairão com consultas agendadas em uma das unidades de saúde do município. Já os pacientes com resultado positivo para Sífilis, além de sair com agendamento de tratamento em uma unidade de saúde, vão tomar a primeira dose do medicamento para tratamento da doença, após a confirmação.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-da-terceira-temporada-de-the-crown/
A nova temporada irá focar no período da Guerra Fria, entre 1964 e 1977
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-armado-invade-shopping-de-salvador-e-assusta-clientes/
Ele é suspeito de praticar assaltos em uma passarela perto do estabelecimento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-procura-casal-que-roubou-r-400-mil-de-idosas-na-barra-veja-video/
Irmãs, vítimas têm 89 e 93 anos; homem e mulher entraram disfarçados em prédio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baiana-de-21-anos-e-a-primeira-brasileira-a-vencer-premio-da-onu-sobre-meio-ambiente/
Anna Luísa criou o Aqualuz, dispositivo que torna água potável através de raios solares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/indicado-pelo-brasil-a-corrida-do-oscar-a-vida-invisivel-ganha-trailer-confira/
Dirigido pelo cineasta Karin Aïnouz, o filme estreia nacionalmente em 31 de outubro  
Ler Mais