Cão tem resultado positivo para coronavírus em Hong Hong: preciso me preocupar?

lampião cãogaceiro
01.03.2020, 12:52:40
Atualizado: 09.03.2020, 12:59:16

Cão tem resultado positivo para coronavírus em Hong Hong: preciso me preocupar?

Coronavírus em cães e gatos é bastante conhecido por veterinários. Mas há suspeita que o covid-19, que deixa o mundo em alerta, acometeu animal doméstico

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Lampião de máscara só para ilustrar. Por enquanto, nada de pânico! (Foto: Alexandre Lyrio/CORREIO)

O cachorro de uma mulher acometida por coronavírus em Hong Kong foi colocado em quarentena depois que testes deram positivo para "nível baixo" do vírus no animal. De acordo com o Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação do território semiautônomo da China, porém, não há "evidências de que animais de estimação possam estar infectados com o vírus covid-19 ou ser uma fonte de infecção para as pessoas. O departamento pede que animais de estimação de pacientes confirmados com o vírus também sejam colocados em quarentena. O cão não apresenta sintomas. Testes adicionais ainda precisam comprovar se realmente se trata do coronavírus transmissível para o ser humano.

Quer saber mais sobre o universo pet? Assine aqui a newsletter de Lampião, o Cãogaceiro

Isso porque, segundo o médico veterinário baiano Rafael Ramos - que gravou um vídeo nas redes sociais para tranquilizar tutores de pets - os coronavírus que acomete cães e os gatos são conhecidos há muito tempo pela comunidade veterinária. Não se trata do mesmo coronavírus que tem assustado o mundo. "Não há qualquer confirmação de que cães ou gatos foram infectados pelo covid-19. Estamos falando de suspeitas, mas a OMS não confirma nada. E mesmo que seja o covid-19, não se sabe se ele é transmissível para o ser humano a partir do cão ou gato. Portanto, não tem porque se preocupar", afirma Rafael.

Departamento em Hong Hong aconselha que cães de pacientes vão para quarentena (Foto: Aly Song/Reuters)

O veterinário explica que o coronavírus de cães e gatos costuma causar apenas problemas entéricos, ou seja, disfunções intestinais. "O coronavírus de cães não é o mesmo coronavírus de humanos. Ele é muito conhecido pela comunidade veterinária e costuma ser de fácil tratamento, a não ser que o animal seja acometido por outro problema que agrave o quadro". Rafael observa que há um subtipo de coronavírus canino que causa problemas um pouco mais graves porque acometem alguns órgãos. "Tem também o coronavírus de gatos, que, da mesma forma, é muito conhecido. Mas nenhum deles é transmissível para ser humano". 

Não há motivo para pânico, insiste Rafael. Ele explica que outros tantos animais como cavalos, porcos e galinhas também podem apresentar o coronavírus. Inclusive o morcego. Foi a partir dele que o coronavírus se tornou uma zoonose, ou seja, começou a ser transmitido para o ser humano. "Claro, devemos tomar todos os cuidados possíveis? Devemos. Importante lavar as mãos, evitar aglomeração, isso para qualquer vírus. E usar máscaras se estiver resfriado. Até porque esses vírus estão em constante mutação. Mas não há qualquer motivo para pânico", afirma Rafael. 

Vacina

Para a coronavirose canina existe vacina (V8 ou V10) e a doença não requer muitos cuidados.  No caso da coronavirose felina, que causa a peritonite infecciosa felina –a PIF–, não existe vacina, mas a doença é restrita a esses animais. Esta, sim, A PIF dos gatos, é grave e pode levar à morte, mas não tem nada a ver com o coronavírus 19 e sim com outro tipo de coronavírus. Independentemente dos cães e gatos, para evitar o covid-19 (e outros vírus), a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a população use máscaras se estiver resfriado e mantenha o hábito de lavar as mãos com água e sabão ou álcool desinfetante.


Quer saber mais sobre o universo pet? Toda quinta-feira, você pode receber antecipadamente no seu e-mail o conteúdo da coluna de Lampião, o Cãogaceiro. Assine a newsletter aqui e boa leitura!

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais