Carreata anti-isolamento social é marcada por bate-bocas e presença da polícia

salvador
29.03.2020, 15:22:00
Atualizado: 29.03.2020, 15:35:04
Uma confusão envolvendo um homem e o manifestante Emerson Rui aconteceu no fim da carreata (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)

Carreata anti-isolamento social é marcada por bate-bocas e presença da polícia

Manifestante minimizou efeitos do coronavírus: 'Pessoas à beira do caixão que foram afetadas'

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A carreata contra as medidas de isolamento social para conter o avanço do coronavírus em Salvador foi marcada por provocações, bate-bocas e a presença da polícia, na manhã deste domingo (29). Por volta das 10h30, cerca de 100 veículos saíram da Boca do Rio em direção ao Farol da Barra, em protesto sobre as orientações para o fechamento do comércio e de outros estabelecimentos na capital baiana. 

Em diversos bairros, moradores reagiram à carreata. Enquanto os manifestantes - em sua maioria, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - faziam buzinaços e exibiam bandeiras do Brasil, alguns moradores gritavam contra o desfile de carros. Parte dos manifestantes devolvia os insultos. 

Ainda neste domingo, o Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou à Secretaria da Segurança Pública (SSP) que fiscalizasse a carreata. O órgão tinha pedido que as autoridades tomassem as providências para a Polícia Militar acompanhar as manifestações e evitar que condutores e passageiros saíssem dos veículos.

Ao chegar na Barra, não foi diferente. Uma confusão teve início depois que, segundo manifestantes, um homem teria se referido a duas pessoas da carreata de forma racista. O empresário do ramo de higienização de estofados Emerson Rui, 41 anos, disse que ter sido chamado de "preto".

Confusão aconteceu no fim da carreata
Confusão aconteceu no fim da carreata (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)
Confusão aconteceu no fim da carreata
Confusão aconteceu no fim da carreata (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)
Manifestantes acusaram homem de ter proferido ofensas racistas
Manifestantes acusaram homem de ter proferido ofensas racistas (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)
Manifestantes acusaram homem de ter proferido ofensas racistas
Manifestantes acusaram homem de ter proferido ofensas racistas (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)
Manifestantes acusaram homem de ter proferido ofensas racistas
Manifestantes acusaram homem de ter proferido ofensas racistas (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)
O homem, que não foi identificado, foi levado pela PM
O homem, que não foi identificado, foi levado pela PM (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)
 

“Eu sou negro e não posso me manifestar? Eu vim porque, se na minha despensa está faltando comida, quem vai colocar?”, afirmou, explicando os motivos para fazer parte da carreata.

“O coronavírus é uma gripe como outra. A questão é que foi potencializada pela mídia como algo caótico. Pode, sim, a vida voltar ao normal”, opinou, indo de encontro a orientações de especialistas e do Ministério da Saúde.

Em conversa com o CORREIO, ele disse ainda que os países que tomaram medidas de isolamento têm população mais idosa que a brasileira. “A estatística está aí. Pessoas que estavam à beira do caixão que foram afetadas”, completou. 

Ao fim da carreata, um homem chegou a ser levado pela Polícia Militar, acusado pelos manifestantes de ter proferido as ofensas racistas. 

Em nota, porém, a PM informou que não houve registro de ocorrência. Segundo a corporação, policiais de várias unidades acompanharam a carreata. Só na Barra, o CORREIO constatou a presença de pelo menos sete viaturas. 

Carreata seguiu até o Farol da Barra (Foto: Tiago Caldas/CORREIO)

Autoridades
Nos últimos dias, tanto o governador Rui Costa quanto o prefeito ACM Neto criticaram a pauta da manifestação. Na sexta-feira (27), Rui disse que não toleraria qualquer atitude de estímulo à quebra de quarentena nas manifestações. 

"Seria mais coerente que essas pessoas, ao invés de estar dentro dos seus carros de luxo, com vidro fechado, fossem ao protesto de buzu. A pessoa que tem esse discurso de abrir tudo, deveria deixar o carro na garagem e ir para a manifestação de buzu. É mais coerente do que andar num carro de luxo de R$ 200 mil e pregar que os outros se exponham", criticou.

Já no sábado (28), Neto afirmou que o movimento era caracterizado por pessoas "protegidas em seus carros, com ar-condicionado, pedindo que os pobres enfrentem os riscos de um ônibus lotado".

"Eu até ia falar com os organizadores para que realizassem a carreata no Subúrbio. O problema é que eles provavelmente nem saibam chegar lá", ironizou.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais