Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 6 de agosto de 2022 às 16:00
- Atualizado há 2 anos
O segundo semestre começou bem para o mercado automotivo, com 169.093 automóveis e comerciais leves licenciados em julho.>
De acordo com a Fenabrave, federação dos revendedores de veículos, esse resultado é 2,20% superior ao obtido em junho e 4,13% superior ao de julho do ano passado.>
No total, foram emplacados 1.020.511 modelos novos neste ano, mas nesse comparativo o resultado é 12,70% inferior ao do mesmo período de 2021.>
DIVISÃO POR MARCAS Somando as vendas de carros de passeio, vans e picapes, a Fiat computou 35.680 veículos, o equivalente a 21,10% do mercado brasileiro, e lidera o ranking.>
A segunda posição ficou com a Chevrolet (16,52%) e, a terceira, com a Volkswagen (16,21%). A Toyota (9,90%) ficou com a quarta colocação e, a Hyundai (8,46%), com a quinta.>
Da sexta à décima posição ficaram: Renault (6,66%), Jeep (6,01%), Nissan (3,73%), Honda (2,35%) e Peugeot (2,075).>
MAIS EMPLACADOS NO BRASIL A grande surpresa em julho foi a volta do Gol à liderança. O hatch da Volkswagen teve 11.925 unidades emplacadas no último mês e superou a Fiat Strada (10.897), que ficou em segundo lugar, e o Chevrolet Onix (8.837), em terceiro.>
Por conta da mudança para a linha 2023, o Hyundai HB20 (8.156) perdeu fôlego e caiu para a quarta posição no geral e foi ameaçado pelo Onix Plus (8.135), que ficou em quinto.>
Do sexto ao décimo lugar ficaram: Fiat Argo (6.103), Chevrolet Tracker (5.998), Fiat Pulse (5.300), Nissan Kicks (5.221) e Hyundai Creta (5.125).>
MAIS EMPLACADOS NA BAHIA No mercado estadual, o ranking ficou diferente em julho: liderança da Fiat Strada, que somou 486 emplacamentos.>
A segunda posição ficou com o Chevrolet Onix (287), que foi seguido pelo Onix Plus (255). A picape Strada manteve a liderança no mercado estadual Em quarto veio o Chevrolet Tracker (222) e depois o Hyundai Creta (220), em quinto.>
Do sexto ao décimo ficaram: Fiat Toro (217), Fiat Pulse (208), Toyota Corolla Cross (205), Toyota Hilux (203) e Volkswagen Gol (182).>
MERCADOS DOMINADOS Enquanto alguns países têm diversidade de marcas automotivas, outros, são dominados por uma única montadora.>
O principal deles é o Uzbequistão, onde 90% dos emplacamentos ano passado foram da General Motors.>
Na Coreia do Sul, 73% das vendas foram do grupo Hyundai e, na Venezuela, a Toyota conquistou 72% do mercado.>
SCOOTERS EM ALTA O mercado de scooters vem crescendo: entre janeiro e julho deste ano, já acumula 263.570 emplacamentos, ou seja, mais de 35% do mercado total de motocicletas.>
A Honda, que é líder de participação com 76,27% das vendas, também domina o segmento. Dos dez modelos mais vendidos, cinco são da marca japonesa.>
SCOOTER AVENTUREIRA Para se manter na frente, a empresa aposta na diversidade de portfólio. Um dos trunfos da Honda é a ADV, a única entre as mais vendidas que tem características off-road.>
Em menos de dois anos no país, mais de vinte mil unidades deste modelo foram licenciadas. É um volume expressivo tendo em vista que seu lançamento ocorreu no início da pandemia.>
[[galeria]]>
Suspensões de longo curso se aliam a um chassi tubular reforçado que garante tanto resistência quanto dirigibilidade adequada em qualquer tipo de piso, inclusive quando a pavimentação é ruim.>
Para facilitar, a ADV conta com pneus de uso misto, que é raro em scooters. Com transmissão automática, ela é impulsionada por um motor monocilindro de 149,3 cm³ que que entrega 13,2 cv de potência.>
O preço público sugerido é de R$ 21.790, sem as despesas de frete e seguro.>
MERCADO DE DUAS RODAS Diferentemente do que aconteceu com automóveis e comerciais leves, julho não foi um bom mês para as motos. Foram 107.619 emplacamentos, queda de 10,96% em relação a junho e de 4,40% na comparação com julho do ano passado.>
No entanto, no acumulado do ano, o resultado é 18,16% superior ao obtido em 2021. Foram licenciadas 744.311 unidades entre janeiro e julho contra 629.893 emplacamentos no mesmo período de 2021.>
SUV COUPÉ Uma história que começou no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, finalmente está se tornando realidade. Na época, a Fiat revelou o conceito de um belo SUV coupé que tinha como base a picape Toro. A Fiat revelou a versão de produção do seu SUV coupé Enfim, a versão de produção foi revelada e a plataforma escolhida é menor. Batizado de Fastback, em uma clara alusão às linhas da traseira, o veículo terá o mesmo entre-eixos do Cronos, sedã de quem herdou as portas dianteiras.>
A parte frontal utiliza elementos do Pulse Abarth, que será lançado em outubro. O Fastback será produzido em Betim (MG) e será lançado mês que vem.>
COROLLA CROSS Dê play e confira a avaliação em vídeo da versão XRE do SUV da Toyota >