Carteira de estudante 2019: saiba como solicitar

Em Salvador, balcões entregam o documento na hora por R$ 40

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 15 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O estudante que quiser ter benefícios como, por exemplo, 50% de desconto em ingressos para cinemas, teatros e shows deve lembrar de garantir o seu Documento Nacional do Estudante. Na Bahia, os estabelecimentos culturais têm exigido a apresentação do documento, que é único e intransferível. Cerca de 40% dos lugares em eventos artísticos e esportivos são reservados à meia-entrada para alunos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, conforme Decreto-lei nº 8.537, que estabelece regras para emissão das carteirinhas, com o intuito de evitar fraudes.

Tem direito ao documento os estudantes do ensino presencial ou a distância que estejam matriculados nos ensinos infantil, fundamental, médio e técnico ou em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Para solicitar a nova carteira, é imprescindível a apresentação de uma foto 3x4, RG e CPF, além da Declaração Escolar, Comprovante de Matrícula ou a Relação de Disciplinas Matriculadas (RDM) atualizados.

Onde solicitar A carteira de estudante deve ser solicitada no site www.carteiradce.com.br. O portal oferece a opção de entrega para todo Brasil, com frete grátis. Em Salvador, quem preferir solicitar presencialmente e obter o documento na mesmo hora pode ir até alguns dos balcões da empresa Bau Universitário, localizados no Shopping da Bahia (Térreo, em frente Ricardo eletro), no Shopping Piedade (Praça de Alimentação, em frente à loja C&A) ou no Edifício Multiempresarial, Sala 05, no bairro da Pituba (Orla, em frente à entrada da Piscina Olímpica).

Na Pituba, o balcão funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. Já no Bau Shopping da Bahia de segunda-feira à sábado, das 09h às 22h, e aos domingos das 13h às 21h. Quem optar pelo Shopping Piedade, o local tem o horário de funcionamento das 09h às 21h, de segunda à sexta-feira, e das 09h às 20h aos sábados.

A taxa para a emissão da carteira de estudante é de R$ 40,00. O pagamento pode feito com dinheiro ou cartões de débito e crédito. Quem solicitar o documento pelo site, tem a possibilidade de pagar pelo boleto também. Vale lembrar que a carteirinha vale em todo território nacional, com vencimento até final de março do ano seguinte.  Quem tiver dúvidas, pode acessar o site www.carteiradce.com.br  ou ligar para os telefones (71) 3345-1955 ou (71) 99211-9520 – este último também atende pelo aplicativo WhatsApp.

Carteira digital Uma novidade pretende dar mais agilidade e segurança ao aluno ao adquirir o documento. A partir deste semestre, os estudantes poderão ter a versão digital do Documento Nacional do Estudante, que poderá ser acessado por meio do aplicativo BAUCARD, disponível nas plataformas Google Play e App Store.

Segurança O Documento Nacional do Estudante deve seguir alguns padrões estabelecidos pela Lei 12.933/2013. Por conta disso, os alunos devem ficar atentos se a carteira tem alguns dispositivos de segurança, como o QR-CODE, que ao ser lido deve levar a uma página espelho do cadastro do beneficiado, foto e a empresa certificadora digital identificada no verso da carteira.

Com o aumento da exigência da apresentação do documento nos eventos e estabelecimentos, houve também uma alta na procura dos estudantes para obter a carteira. Segundo Pedro Moreno, presidente do DCE UNIFACS, é preciso ficar atento com algumas entidades estudantis que surgiram com intuito de somente aproveitar financeiramente do que ele chama de “novo mercado”.

“Todos os estudantes precisam ficar atentos e vigilantes com essas pseudos entidades, uma vez que muitas delas forjam as exigências legais, a fim de obter um maior retorno financeiro expondo dessa forma o aluno a situações constrangedoras, visto que no ato da apresentação da carteira muitos estão sendo barrados e em muitos casos sendo exigido para acesso ao evento o pagamento do complemento do ingresso”, explica.

Para combater as carteiras forjadas, a orientação é que os estudantes pesquisem o histórico das entidades que ofereçam o fornecimento do documento. Além disso, a recomendação é desconfiar do custo muito baixo para a emissão do cartão de benefícios e identificação. “Sabemos da realidade do estudante e o quanto pesa no orçamento desembolsar o valor da carteira. Lutamos diariamente pela qualidade do nosso serviço. Atualmente, somos parceiros da Empresa Bau Universitário, que atende de forma padronizada e busca oferecer o melhor atendimento aos alunos”, finaliza Pedro Moreno.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.