Casa Branca envia ao Congresso explicações sobre ataque a general iraniano

Manifestantes fizeram ato em frente à sede do governo dos EUA

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2020 às 23:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

A Casa Branca notificou formalmente o Congresso norte-americano sobre o ataque que matou o general iraniano Qassem Soleimani, disseram, neste sábado, dia 4, oficiais do governo e do Congresso. O presidente Donald Trump foi obrigado a enviar uma explicação por escrito justificando o ato em até 48 horas. De acordo com fontes dentro da administração, o conteúdo do documento seria secreto.

Um ataque com drone matou o general Qassem Soleimani, líder da ala estrangeira da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, no Iraque, em 3 de janeiro.

O congresso norte-americano deu respostas divergentes ao ataque, respeitando, sobretudo, as linhas partidárias. Enquanto vários republicanos elogiaram a medida como uma resposta justa à agressão iraniana, democratas questionaram se o ato representaria uma escalada perigosa na violência. Os democratas afirmam ainda que o Congresso deveria ter sido notificado antes. 

Protestos

Neste sábado, centenas de ativistas fizeram um protesto em frente à Casa Branca, em Washington, contra uma possível guerra entre os EUA e o Irã. Os manifestantes protestaram contra o ataque de drones dos EUA, que matou Qasem Soleimani, dando início a uma dramática escalada nas tensões em espiral entre Irã e EUA, que prometeram enviar milhares de outras tropas para a região.