Cenas de Carnaval: Igor Kannário

salvador
10.02.2019, 05:00:00
(Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Igor Kannário

O Príncipe do Gueto é um fenômeno musical e social

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Tudo nosso, nada deles. Há muita coisa acontecendo nas ruas, esquinas, becos e vielas de Salvador do que o Carnaval pode mostrar ao grande público. E o último grande fenômeno se chama Igor Kannário.

Em 2015, pouco tempo após ser preso por porte de maconha, ganhou da Prefeitura a chance de puxar um trio sem cordas. Era um pedido do seu público fiel, que, mostrou no Campo Grande a resposta.

Eram milhares, incontáveis rostos, dançando e gingando ao som do filho da Liberdade, que tem um jeito autêntico nas letras e na música. Kannário, como ele mesmo diz, não canta aquilo que se ensina na escola, mas o que se entende nas ruas.

Carnaval 2015
Carnaval 2015 (Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2015
Carnaval 2015 (Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2015
Carnaval 2015 (Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2016
Carnaval 2016 (Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

O Príncipe do Gueto ganhou tantos adeptos e tanta representatividade que acabou seguidamente sendo eleito vereador (2016) e deputado federal (2018). Um fenômeno da música e das urnas porque é um fenômeno social.

E nada mais normal que os fenômenos provocarem polêmicas, já que fogem ao padrão. Kannário apoia a legalização da maconha e é crítico à brutalidade da Polícia Militar nas favelas, fugindo da mesmice dos artistas baianos no assunto.

O estilo e as falas do cantor podem parecer estranhas a alguns, mas seu grande público só mostra que ele sabem bem o que diz.


*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Claro, Fieb, Salvador Shopping, Vinci Airports e Unijorge

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas