Cenas de Carnaval: Timbalada

salvador
26.02.2019, 05:00:00
(Luiz Hermano/25.02.1995 /Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Timbalada

Tambores e alegria pintados de branco

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Uma sequência de eventos não planejados acabou fazendo surgir um dos grupos  mais contagiantes do Carnaval soteropolitano. Não só um grupo: a Timbalada é um movimento. E que, durante mais de duas décadas, fez ferver as ruas por onde passava.

Se hoje o grupo buscar um lugar ao Sol após mais uma tentativa de se reinventar, em 1990, a Timbalada nem esse nome tinha. Com intenção de tirar as crianças do Candeal da marginalidade e aperfeiçoar os músicas da banda Vem QuemTem, Carlinhos Brown passou a fazer ensaios ao ar livre.

Conversa vai, conversa vem e o vencedor do Grammy Sérgio Mendes convidou aquela trupe para participar de um disco nos EUA. 

Até ali, nada de pintura corporal. Com apenas 10% dos instrumentistas originais - eram 400, acreditem -  e oito vocalistas, o grupo costumava usar ternos brancos. Aí o mestre Pintado do Bongô esqueceu o seu antes de tocar na festa Soltando os Cachorros, no antigo Bahia Othon Palace Hotel. Pediu para pintarem ele de branco e surgiram os traços que fazem um timbaleiro - seja espectador, fã ou músico - ser reconhecido em qualquer lugar.

A década de 90 foi da Timbalada, reconheçamos. Começou o Carnaval sem bloco e inventando o Arrastão. Em 95, na sua estreia com cordas, carrega uma multidão consigo. Vale lembrar que a banda aumentava sua percussão para desfilar. 

E aí vieram vários de sucessos que faziam as ruas de Salvador tremerem: Mimar Você, Margarida Perfumada, Água Mineral, Meia Hora, A Latinha, Zorra...

O próprio trio da Timbalada era uma atração, quase um carro alegórico. Tinha mulheres dançando pintadas nos cantos, uma iluminação quase psicodélica e laser sendo projetado nos prédios do circuito. De longe já dava pra ver - e ouvir - a banda chegando.

Naquele tempo, era só dar um grito ‘Timbalada’, emulando um dos vocalistas, em qualquer praia baiana que alguém respondia: ‘Aê!’. 

Os anos 2000 vieram, a banda teve um momento conturbado e ganhou nova força com Denny como único vocalista. O cantor partiu para carreira solo em meados de 2017 e a Timbalada ainda busca se encontrar com seus três cantores atuais: Buja Ferreira, Paula Sanffer e Rafa Chagas. 

Em tempos em que fazer axé music já é cada vez mais complicado para quem já está nas ruas há bastante tempo, é um desafio e tanto para o trio.


*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

Denny no Carnaval 2016
Denny no Carnaval 2016 (Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)
Caetano cantando com a Timbalada no Carnaval 1995
Caetano cantando com a Timbalada no Carnaval 1995 (Luiz Hermano/Arquivo CORREIO)
Xexéu no Carnaval 1995
Xexéu no Carnaval 1995 (Marcelo Tinoco/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2006
Carnaval 2006 (Antonio Saturnino/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2002
Carnaval 2002 (Paulo M. Azevedo/Arquivo CORREIO)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais