Cenas de Carnaval: Timbalada

salvador
26.02.2019, 05:00:00
(Luiz Hermano/25.02.1995 /Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Timbalada

Tambores e alegria pintados de branco

Uma sequência de eventos não planejados acabou fazendo surgir um dos grupos  mais contagiantes do Carnaval soteropolitano. Não só um grupo: a Timbalada é um movimento. E que, durante mais de duas décadas, fez ferver as ruas por onde passava.

Se hoje o grupo buscar um lugar ao Sol após mais uma tentativa de se reinventar, em 1990, a Timbalada nem esse nome tinha. Com intenção de tirar as crianças do Candeal da marginalidade e aperfeiçoar os músicas da banda Vem QuemTem, Carlinhos Brown passou a fazer ensaios ao ar livre.

Conversa vai, conversa vem e o vencedor do Grammy Sérgio Mendes convidou aquela trupe para participar de um disco nos EUA. 

Até ali, nada de pintura corporal. Com apenas 10% dos instrumentistas originais - eram 400, acreditem -  e oito vocalistas, o grupo costumava usar ternos brancos. Aí o mestre Pintado do Bongô esqueceu o seu antes de tocar na festa Soltando os Cachorros, no antigo Bahia Othon Palace Hotel. Pediu para pintarem ele de branco e surgiram os traços que fazem um timbaleiro - seja espectador, fã ou músico - ser reconhecido em qualquer lugar.

A década de 90 foi da Timbalada, reconheçamos. Começou o Carnaval sem bloco e inventando o Arrastão. Em 95, na sua estreia com cordas, carrega uma multidão consigo. Vale lembrar que a banda aumentava sua percussão para desfilar. 

E aí vieram vários de sucessos que faziam as ruas de Salvador tremerem: Mimar Você, Margarida Perfumada, Água Mineral, Meia Hora, A Latinha, Zorra...

O próprio trio da Timbalada era uma atração, quase um carro alegórico. Tinha mulheres dançando pintadas nos cantos, uma iluminação quase psicodélica e laser sendo projetado nos prédios do circuito. De longe já dava pra ver - e ouvir - a banda chegando.

Naquele tempo, era só dar um grito ‘Timbalada’, emulando um dos vocalistas, em qualquer praia baiana que alguém respondia: ‘Aê!’. 

Os anos 2000 vieram, a banda teve um momento conturbado e ganhou nova força com Denny como único vocalista. O cantor partiu para carreira solo em meados de 2017 e a Timbalada ainda busca se encontrar com seus três cantores atuais: Buja Ferreira, Paula Sanffer e Rafa Chagas. 

Em tempos em que fazer axé music já é cada vez mais complicado para quem já está nas ruas há bastante tempo, é um desafio e tanto para o trio.


*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

Denny no Carnaval 2016
Denny no Carnaval 2016 (Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)
Caetano cantando com a Timbalada no Carnaval 1995
Caetano cantando com a Timbalada no Carnaval 1995 (Luiz Hermano/Arquivo CORREIO)
Xexéu no Carnaval 1995
Xexéu no Carnaval 1995 (Marcelo Tinoco/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2006
Carnaval 2006 (Antonio Saturnino/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2002
Carnaval 2002 (Paulo M. Azevedo/Arquivo CORREIO)

Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-procura-casal-que-roubou-r-400-mil-de-idosas-na-barra-veja-video/
Irmãs, vítimas têm 89 e 93 anos; homem e mulher entraram disfarçados em prédio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baiana-de-21-anos-e-a-primeira-brasileira-a-vencer-premio-da-onu-sobre-meio-ambiente/
Anna Luísa criou o Aqualuz, dispositivo que torna água potável através de raios solares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/indicado-pelo-brasil-a-corrida-do-oscar-a-vida-invisivel-ganha-trailer-confira/
Dirigido pelo cineasta Karin Aïnouz, o filme estreia nacionalmente em 31 de outubro  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ele-ameacava-minha-esposa-todos-os-dias-diz-marido-de-baleira-morta-pelo-irmao/
Baleira foi morta a tesouradas pelo irmão na última terça-feira (17)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-investiga-se-morte-de-empresaria-no-ce-foi-suicidio-ou-assassinato/
Ela discutia com o namorado no momento do disparo, que a atingiu no peito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rambo-ate-o-fim-e-o-adeus-do-personagem-de-stallone/
Quinto filme marca a despedida do soldado que chegou às telas em 1982
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lembra-do-acustico-mtv-projeto-esta-de-volta-com-tiago-iorc/
Musical com o cantor e compositor será exibido nesta quinta (19) na emissora
Ler Mais