Cenas de Carnaval: Timbalada

salvador
26.02.2019, 05:00:00
(Luiz Hermano/25.02.1995 /Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Timbalada

Tambores e alegria pintados de branco

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Uma sequência de eventos não planejados acabou fazendo surgir um dos grupos  mais contagiantes do Carnaval soteropolitano. Não só um grupo: a Timbalada é um movimento. E que, durante mais de duas décadas, fez ferver as ruas por onde passava.

Se hoje o grupo buscar um lugar ao Sol após mais uma tentativa de se reinventar, em 1990, a Timbalada nem esse nome tinha. Com intenção de tirar as crianças do Candeal da marginalidade e aperfeiçoar os músicas da banda Vem QuemTem, Carlinhos Brown passou a fazer ensaios ao ar livre.

Conversa vai, conversa vem e o vencedor do Grammy Sérgio Mendes convidou aquela trupe para participar de um disco nos EUA. 

Até ali, nada de pintura corporal. Com apenas 10% dos instrumentistas originais - eram 400, acreditem -  e oito vocalistas, o grupo costumava usar ternos brancos. Aí o mestre Pintado do Bongô esqueceu o seu antes de tocar na festa Soltando os Cachorros, no antigo Bahia Othon Palace Hotel. Pediu para pintarem ele de branco e surgiram os traços que fazem um timbaleiro - seja espectador, fã ou músico - ser reconhecido em qualquer lugar.

A década de 90 foi da Timbalada, reconheçamos. Começou o Carnaval sem bloco e inventando o Arrastão. Em 95, na sua estreia com cordas, carrega uma multidão consigo. Vale lembrar que a banda aumentava sua percussão para desfilar. 

E aí vieram vários de sucessos que faziam as ruas de Salvador tremerem: Mimar Você, Margarida Perfumada, Água Mineral, Meia Hora, A Latinha, Zorra...

O próprio trio da Timbalada era uma atração, quase um carro alegórico. Tinha mulheres dançando pintadas nos cantos, uma iluminação quase psicodélica e laser sendo projetado nos prédios do circuito. De longe já dava pra ver - e ouvir - a banda chegando.

Naquele tempo, era só dar um grito ‘Timbalada’, emulando um dos vocalistas, em qualquer praia baiana que alguém respondia: ‘Aê!’. 

Os anos 2000 vieram, a banda teve um momento conturbado e ganhou nova força com Denny como único vocalista. O cantor partiu para carreira solo em meados de 2017 e a Timbalada ainda busca se encontrar com seus três cantores atuais: Buja Ferreira, Paula Sanffer e Rafa Chagas. 

Em tempos em que fazer axé music já é cada vez mais complicado para quem já está nas ruas há bastante tempo, é um desafio e tanto para o trio.


*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

Denny no Carnaval 2016
Denny no Carnaval 2016 (Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)
Caetano cantando com a Timbalada no Carnaval 1995
Caetano cantando com a Timbalada no Carnaval 1995 (Luiz Hermano/Arquivo CORREIO)
Xexéu no Carnaval 1995
Xexéu no Carnaval 1995 (Marcelo Tinoco/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2006
Carnaval 2006 (Antonio Saturnino/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2002
Carnaval 2002 (Paulo M. Azevedo/Arquivo CORREIO)

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais