Chave de Salvador que será entregue ao Momo pesa 1,5 kg e tem 14 anos

carnaval
28.02.2019, 06:00:00
Atualizado: 28.02.2019, 10:37:41
Chave na folia de 2018; decoração é temática (Foto: Max Haack/ SECOM-PMS)

Chave de Salvador que será entregue ao Momo pesa 1,5 kg e tem 14 anos

A chave foi produzida pelo artista de metal Silvestre Gomez, conhecido como Espanha

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Salvador pode até não ser uma monarquia, mas desde o último dia 16 ganhou um rei para comandar o Carnaval, que começa oficialmente nesta quinta-feira (28), quando prefeito e governador se rendem à alegria e entregam a chave da cidade para o educador social Renildo Barbosa, 42 anos e 119 kg, escolhido como o Rei Momo de 2019 após derrotar 15 candidatos. 

Acompanhe todas as notícias do Carnaval CORREIO Folia 2019

Símbolo de poder de comando, a chave que Renildo receberá tem história: foi produzida há 14 anos pelo artista de metal Silvestre Gomez, conhecido como Espanha, na Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Ela pesa um quilo e meio e anualmente recebe uma decoração inspirada no tema do Carnaval.

“Nós fizemos no tempo que eu trabalhei na Desal. Eu e minha equipe. Não demorou nem dois dias. Depois do reinado do Momo, a Emtursa (atual Saltur) recolhia a chave e a guardava”, disse o artista.

Renildo receberá a chave do prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (28) (Foto: Arquivo CORREIO)

O rito continua o mesmo: por uns anos, a chave oficial ficou guardada e eram produzidas outras versões para a folia. No ano passado, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) voltou a utilizar a chave de Espanha e a guardá-la em sua sede. Quem pensa que o objeto é uma cópia única está enganado: o artista possui uma igual em sua casa. Ele diz que a guarda como recordação. 

A entrega da chave da cidade será realizada, às 18h, no Campo Grande, com a presença do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa. A festa começa a balançar o chão da praça logo em seguida, em uma noite aberta pelas estrelas da axé music Léo Santana e Psirico, puxando trios independentes. Em seguida, o Campo Grande vira palco de blocos dedicados ao samba. Confira a programação completa.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas