Chefs ensinam receitas com dois patrimônios da cozinha brasileira: o feijão e o arroz

comida
02.05.2020, 09:00:00

Chefs ensinam receitas com dois patrimônios da cozinha brasileira: o feijão e o arroz

Para sair do convencional feijão com arroz chefs criam receitas deliciosas com os dois ingredientes para variar o cardápio de casa sem abrir mão da tradição

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Se o Brasil tivesse que escolher uma comida para representa-lo, o feijão com arroz ganharia disparado. Juntos ou separados, os dois alimentos, ricos em aminoácidos - fundamentais para o corpo – fazem parte da dieta dos brasileiros desde que o mundo é mundo. Ao contrário de outros produtos, o feijão com arroz é, dos pratos brasileiros, o mais democrático. Seja rico seja pobre este ícone da culinária nativa está sempre presente na mesa brasileira. Para além da tradicional mistura os dois grãos também se prestam a alimentar a criatividade de cozinheiros que os utilizam para os mais variados pratos. 
Sugerimos a quatro destes profissionais que preparassem receitas com os dois produtos, juntos ou separados, e o resultado foi surpreendente. De pratos tradicionais, como o Feijão Tropeiro, preparado pela cozinheira Bhá, do restaurante mineiro Taiobha (@taiobha), até clássicos da cozinha italiana, como o nhoque (gnocchi), feito com feijão branco, pelo ex-chef do Amado, Ricardo Brito, que hoje comanda o Zelo Bar & Cozinha (@zelobarecozinha), em Vitória da Conquista. 

Para fechar o quarteto fantástico da cozinha baiana, o chef Davi Bastos, ex-Al Mare, que está aguardando o final da quarentena para inaugurar o Antique Café & Bistrô (@antiquecafebistro), no Carmo, preparou outra iguaria italiana, numa releitura brasileira da tradicional sopa toscana Ribollita. Para reforçar a brasilidade dos dois ingredientes, a chef Tereza Paim, da Casa de Tereza (@casadetereza), fez a receita do tradicional Baião de Dois, criado por ela para a apresentadora Ana Maria Braga, do programa global Mais Você. Generosamente, os quatro chefs cederam suas receitas para que você, leitor, possa preparar na sua casa. Então, mãos à obra e bom apetite!
 

(Divulgação)
Feijão Tropeiro do restaurante mineiro Taiobha

Feijão tropeiro – por Bhá (Taiobha) 
@taiobha

Ingredientes
Feijão carioca
Bacon
Linguiça
Farinha de mandioca
Ovos fritos
Óleo 
Alho
Sal
Couve
Torresminho
Cheiro verde para decorar

Preparo 
Cozinhar o feijão e, depois de cozido, escorrer o caldo. Frita o bacon, linguiça e os ovos e reservar. Dourar no óleo o alho e o sal. Colocar o feijão no refogado do bacon, linguiça e os ovos fritos. Adicionar farinha e misturar, junto com a couve cortadinha. Mistura tudo e decora com o cheiro verde, ovo frito e torresmo.

(Divulgação)
Chef Davi Bastos, do Antique Café & Bistrô preparou sopa toscana ribollita

Ribolitta  – por Davi Bastos (Antique Café & Bistrô)
@antiquecafebistro

Ingredientes
400 g Feijão branco
250 g Repolho ou acelga 
150 g Couve folha
100 g Tomate sem pele
01 g Tomilho fresco
70 g Extrato tomate
200 g Cenoura
100 g Cebola branca
30 g Alho
50 g Alho poró
02 Folhas de louro
70 ml Molho inglês
03 g Pimenta do reino
03 Colheres de sopa azeite extra virgem
150 g Bacon
100 g Linguiça calabresa
100 g Pão italiano
Sal, pimenta do reino, tomilho e cheiro verde à gosto

Preparo
Deixe o feijão de molho por 5 horas e depois cozinhe em água com sal até ficar macio, porém firme, e reserve. Refogue no azeite de oliva o alho, cebola, cenoura (cortados em cubos pequenos), o alho poró e o tomate, e acrescente molho inglês e pimenta do reino. Acrescente o bacon e a linguiça, deixando dourar. Ponha o extrato de tomate, folhas de louro, cheiro verde e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Adicione a couve, repolho e o feijão escorrido, cozinhe por mais 10 minutos. Retire um pouco do feijão com o caldo e bata no liquidificador ate virar um creme bem liso. Agregue esse creme à sopa e cozinhe por mais 10 minutos. Adicione o tomilho e corrija o sal. Sirva com pão italiano.

(Divulgação)
Baião de Dois de Tereza Paim, da Casa de Tereza, no Rio Vermelho

Baião de Dois – por Tereza  Paim (Casa de Tereza)
@casadetereza

Ingredientes
04 xícaras de feijão verde 
(pode substituir por feijão carioquinha ou preto)
Linguiça
Carne seca 
03 xícaras de chá de arroz pré-cozido com alho
Cebola branca picadinha
Folha de louro
1/2 xícara de queijo coalho
01 colher sopa de manteiga de garrafa
Coentro e cebolinha 
Pimenta doce picada
Pimenta dedo de moça
Sal a gosto 

Preparo
Coloca a manteiga na panela em fogo alto e espera esquentar para colocar o feijão, a linguiça e a carne em cubos já fritas. Acrescente o tempero verde e a pimenta doce picada. Junte o arroz, ajuste o sal e mexa até obter uma mistura homogênea. Inclua o queijo coalho, desligue o fogo e mexa novamente. Decore com rodelas de linguiça e a pimenta dedo de moça. 

(Divulgação)
Gnocchi de feijão de Ricardo Brito veio lá de Vitória da Conquista

Gnocchi de Feijão branco – Por Ricardo Brito (Zelo Bar e Cozinha)
@zelocozinhaebar 

Ingredientes
Feijão branco
Farinha de trigo
Queijo parmesão
Ovo
Sal a gosto
Tomate
Cenoura
Salsão 
Alho 
Azeite de oliva
Linguiça

Preparo
Passar o feijão branco num processador e depois numa peneira. Levar o purê de feijão para uma tigela. Adicionar o parmesão ralado, a farinha de trigo e o ovo. Misturar até se tornar homogêneo. Adicionar o sal. Fazer cordões com a massa e cortar em pedaços da largura de um dedo. Aquecer uma panela com água e adicionar sal, deixando ferver. Acrescentar a massa e retira-la da panela quando esta subir. Levar o gnocchi cozido para uma tigela com água e gelo e reservar.

Molho pomodoro
Cortar os tomates ao meio e reservar. Cortar a cenoura, a cebola, o salsão e o alho em pedaços. Aquecer uma panela com azeite e adicionar os legumes cortados. Adicionar os tomates e cozinhar por 40 minutos. Bater no liquidificador e reservar.

Ragu de linguiça
Retirar as linguiças do involucro e reservar. Aquecer uma panela com azeite e acrescentar o recheio da linguiça. Adicionar a cebola e dourar. Adicionar o molho pomodoro e cozinhar por 10 minutos. Juntar o gnocchi com o ragu e envolver tudo. Servir com parmesão ralado.

(Divulgação)
Tutu de feijão do Taiobha que está no cardápio delivery do mineiro

Tutu de feijão – Por Bhá (Restaurante Taiobha) 
@taiobha

Ingredientes
Feijão carioca
Bacon
Ovo cozido
Farinha de mandioca
Óleo
Alho
Sal
Cheiro verde 
Água. 

Preparo 
Cozinhar o feijão na água. Bater o feijão cozido no liquidificador e reservar. Fritar o bacon no óleo. Refogar o alho e o sal deixar dourar. Colocar o feijão batido no refogado. Deixar ferver e acrescentar a farinha de mandioca até adquirir a textura desejada. Decorar com ovo cozido e cebolinha e ou cheiro verde de sua preferência.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas