Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Donaldson Gomes
Publicado em 29 de abril de 2022 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
Olho na China A mineração brasileira sentiu a desaceleração nas compras do mercado chinês no primeiro trimestre deste ano. O país asiático é o principal destino dos produtos minerais brasileiros e reduziu as importações minerais. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021 a queda foi de 31% e em relação ao último trimestre do ano passado, de 29%, indicam dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Nos primeiros três meses do ano foram produzidos 200 milhões de toneladas de minérios, que resultaram em um faturamento de R$ 56 bilhões, além do recolhimento de R$ 1,5 bilhão em CFEM, os royalties da atividade. Nacionalmente, a queda nas exportações foi de 22,8%. >
Diversidade é remédio Na Bahia, a produção cresceu 8%, na comparação com o primeiro trimestre de 2021, porém caiu 18% em relação ao trimestre anterior. A arrecadação de Cfem na Bahia registrou elevação de 15%. “A Bahia continua na sua vertente de construção e mantendo-se em crescimento. Saiu do quinto para o quarto, depois terceiro e segue firme. Isso mostra a força da nossa mineração”, destaca Antonio Carlos Tramm, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Para ele, a diversidade da produção baiana permite ao estado se manter em crescimento, mesmo com eventuais problemas no mercado de minério de ferro. Nacionalmente, o ferro respondeu por 58% do faturamento de toda a indústria da mineração, por 95% das exportações de minérios em toneladas e por 68% em dólar.>
Motivos Segundo o Ibram, entre os fatores que mais contribuíram para resultados inferiores da indústria mineral brasileira, estão: medidas de isolamento decretadas pela China em reação à pandemia de covid-19 em diversas cidades; queda na produção de minério de ferro, devido ao forte nível de chuvas em janeiro em Minas Gerais e desempenho abaixo do esperado em grandes unidades de produção no norte do país; manutenções em unidade produtivas; redução da demanda por minérios pelo governo chinês como medida de controle de preços e queda na produção de aço de várias siderúrgicas chinesas em resposta às medidas de controle de qualidade do ar durante as Olimpíadas de Inverno em fevereiro.>
Novos investimentos Os investimentos do setor mineral em cinco anos, de 2022 a 2026, são estimados em US$ 40,4 bilhões, sendo 46% já em execução. A Bahia é o destino de 15% do total, com quase US$ 6 bilhões previstos. Desse total expressivo, US$ 4,2 bilhões serão investimentos socioambientais e US$ 36,2 bilhões em produção e em infraestrutura. O minério de ferro receberá os maiores aportes até 2026: US$ 13,6 bilhões, à frente de minérios de fertilizantes US$ 5,75 bilhões e de bauxita US$ 5,56 bilhões.>
A quinta e a sexta O Assaí Atacadista definiu a próxima quinta-feira (dia 5) como a data da inauguração de sua 5ª unidade em Salvador, nos Barris. Além disso, a rede supermercadista também anunciou o Cabula como o local da sua 6ª unidade na capital baiana. Com o novo Assaí dos Barris, a companhia chega à marca de 19 lojas baianas, e ainda deverá inaugurar a sua 20ª unidade até o fim do 1º semestre na cidade de Teixeira de Freitas – região Sul do Estado. Salvador deverá ganhar ainda mais três unidades em breve, além do Cabula, com as três conversões dos antigos Extra Hipermercados. Com os planos, a empresa deve gerar mais de 5 mil novos empregos diretos e indiretos no estado entre 2022 e 2023, considerando as vagas geradas na fase de obras e na operação. >
Voando alto Pela primeira vez, o Salvador Bahia Airport, da Vinci Airports, vai oferecer voos para todas as capitais do Centro-Oeste do Brasil. Os voos são operados pela GOL Linhas Aéreas e as passagens já estão à venda no site da companhia e em agências de viagem. Somente a GOL irá operar 39 frequências semanais para região em julho. Serão 21 partidas para Brasília (DF), 13 para Goiânia (GO), além das três viagens sazonais para Cuiabá (MT) e uma para Campo Grande (MS). A capital mato-grossense tem um dos aeroportos mais próximos do complexo do Pantanal, que ganhou grande visibilidade por conta de uma produção televisiva gravada lá. Já Campo Grande é a porta de entrada para Bonito, cidade que é considerada um dos melhores para ecoturismo no mundo devido à exuberância de suas águas cristalinas e as possibilidades de mergulho fluvial. “Isso é bom para os baianos, que podem viajar com mais comodidade, e para os turistas, que terão mais facilidade em explorar todas as possibilidades que a Bahia oferece”, destaca o Gerente de Marketing e Promoção Aérea do Salvador Bahia Airport, Marcus Campos.>
Eteno renovável A Braskem e a Lummus Technology firmaram uma parceria para licenciar internacionalmente a tecnologia utilizada na produção de eteno renovável da Braskem. A parceria irá acelerar o uso de bioetanol na produção de químicos e plásticos, apoiando os esforços do setor para uma economia circular de carbono neutro. Pioneira na produção de resinas plásticas a partir de fonte renovável, a Braskem anunciou a meta de produzir 1 milhão de toneladas de polietileno I’m green™ bio-based até 2030. >
Para as mães Os shoppings baianos do Grupo JCPM estão apostando em promoções de “Compre e Ganhe” esquentar as vendas para o Dia das Mães. No Salvador Shopping, os clientes que realizarem R$600,00 em compras vão ganhar uma joia Monte Carlo em formato de coração (disponível de 27/04 a 08/05 ou enquanto durar o estoque) e concorrer a ingressos para um show exclusivo da “mainha” Ivete Sangalo (período 27/04 a 17/05). Já no Salvador Norte, entre os dias 28/04 e 08/05 ou enquanto durar o estoque, os clientes que realizarem R$300 em compras, terão direito a um par de brincos da Swarovski, marca austríaca, admirada no mundo todo pela elegância e brilho dos seus produtos. Nos dois shoppings, são válidas as compras realizadas nas lojas físicas e nas plataformas de vendas online. A expectativa é que haja um aumento das vendas e fluxo nos shoppings em torno de 15% quando comparado ao ano passado.>
Seguros de vida A MG Seguros registrou um aumento de 26,30% na contratação de seguro de vida na Bahia no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. “A pandemia mudou diversos comportamentos e um deles foi o maior entendimento sobre a importância de contar com um planejamento financeiro diante dos riscos”, explica João Manoel Rezende, superintendente da MAG na Bahia.>