Chorão foi o último rockstar do Brasil: ouça playlist com 10 hits

Hagamenon Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de março de 2018 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em 2004, no lançamento do álbum Tâmo Aí na Atividade e numa das muitas entrevistas que fiz com Chorão ao longo de sua carreira como  vocalista, compositor e líder do Charlie Brown Jr., ele disse que era "um sobrevivente - e para sobreviver você tem de ser forte no mundo absurdo em que vivemos". O carismático Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., morreu no dia 6 de março de 2013, aos 42 anos, por overdose de cocaína (Foto/Divulgação) Infelizmente,  esse bravo e carismático sobrevivente - que perdeu a conta de quantas vezes foi despejado de casa com a família na adolescência em Santos e depois se tornou um rockstar -, foi fatalmente derrotado no dia 6 de março de 2013, aos 42 anos,  por overdose de cocaína.

Cinco anos depois, o brilho musical de Alexandre Magno Abrão continua vivo para toda uma geração, mesmo porque o rock’n’roll nacional perdeu importância no mercado e ele, com a sua autenticidade e talento, foi o último astro do gênero no Brasil.

Conheci Chorão numa festa da gravadora Virgin, em 1997, na antiga sede da EMI na rua Mena Barreto, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Contente com o lançamento do primeiro disco do Charlie Brown, ele brincava com o fato de ter viajado de avião pela primeira vez.

Com o tempo nos tornamos amigos, conciliando atividades profissionais com papos regados a álcool sobre música (ele não admitia, por exemplo, que dois "grandes roqueiros baianos" como eu e Marcelo Nova fôssemos desafetos), família, paternidade, gatos...

Durão e bad boy para muitos e dono de personalidade forte, mas atencioso e carinhoso com os brothers, Chorão traduziu melhor do que ninguém o que a molecada urbana brasileira sentia e queria ouvir entre o final dos anos 1990 e a primeira década da era 2000. 

O Charlie Brown se transformou no maior grupo de rock do país com uma sonoridade skate rock (doses de punk californiano + ska reggae + hip hop + funk) e um discurso simples e sincero que caíram imediatamente no gosto de quem tem sede demais de viver. Um som urgente sintonizado com as ruas.

Faz todo o sentido, inclusive, que a canção Te Levar tenha sido por sete anos, entre 1999 e 2006, o tema de abertura dos encontros e desencontros afetivos da novela teen Malhação, da TV Globo. Só os loucos sabem, grande homeboy.  

OUÇA MINHA PLAYLIST COM 10 GRANDES CANÇÕES DO CHARLIE BROWN JR.

Veja os videoclipes de Só Por Uma Noite e Ela Vai Voltar

***

JACK WHITE LANÇA ÁLBUM DIA 23 Terceiro álbum solo do grande cantor, compositor, guitarrista e produtor americano Jack White, 42 anos, Boarding House Reach (Sony Music) será lançado dia 23, com a promessa de ser o trabalho mais ambicioso do artista. A singular criatividade de Jack não tem limites: do blues’n’rock ao hip hop, passando pelo country, gospel, electro, gospel, hard funk e proto punk.

***

ALINE & ROBERT CRUMB: UM CASAL DOIDO E GENIAL Desenhados Um Para o Outro (Quadrinhos na Cia | R$ 69,90 | 272 págs.) reúne todas as HQs que Aline e Robert Crumb, o primeiro casal dos quadrinhos underground do mundo, desenharam juntos. A coletânea documenta a saga do relacionamento afetivo e boêmio dos dois, retratando a confusão, a violência e a sujeira do cotidiano dos Crumb: colapsos nervosos, neuroses, desastres na educação dos filhos, conjunções carnais repletas de fluidos e muito mais. É, também, um recorte da contracultura americana.