Chuva em Salvador: só hoje choveu mais da metade do previsto para o mês inteiro

salvador
26.11.2019, 10:31:00
Atualizado: 26.11.2019, 12:57:48

Chuva em Salvador: só hoje choveu mais da metade do previsto para o mês inteiro

Previsão é de chuva até quinta (26)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A forte chuva que cai sobre Salvador desde a madrugada desta terça-feira (26) fez a cidade atingir o nível esperado para todo o mês de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente nas últimas nove horas, já choveu cerca de 65,2 mm.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia  (Inmet), Claudia Valéria Silva, a chuva que cai na capital já atingiu o total previsto para todo o mês de novembro, que era de 106 mm. 

Até a última atualização do sistema de previsão do Inmet, o total previsto para o mês foi atingido às 9h (contando a partir de 0h), com 105,7 mm de chuva acumulada. 

Para o restante do dia, ainda de acordo com a meteorologista, a previsão é de continuidade de chuva por toda a cidade. 

Segundo o relatório divulgado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), atualizado até às 9h06, nas últimas 12 horas o bairro com maior acúmulo de chuva foi Bom Juá, com 153,4 mm registrados, seguido de Santa Luzia (146,8 mm), e Liberdade (146 mm). 

As sirenes de emergência foram acionadas nas localidades da Baixa de Santa Rita, Calabetão, Bom Juá, Vila Picasso, Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau. 

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, reforçou o pedido para que as pessoas que moram nos locais onde as sirenes foram acionadas que deixem suas casas e procurem locais seguros.

"As comunidades que estão em áreas de risco devem evacuar suas residências e procedam sua ida para locais seguros. Há uma mudança de nível para alerta máximo, devido a uma notificação do Cemadec de risco alto para deslizamentos e chuva muito forte para as próximas horas do dia", declarou.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas