Chuva: 486 benefícios concedidos este ano para atingidos em Salvador 

Beneficiados deixaram casas, em razão de riscos de deslizamentos, alagamentos ou desabamentos

Publicado em 17 de abril de 2019 às 15:43

- Atualizado há um ano

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), já disponibilizou 486 benefícios em 2019 para indivíduos e famílias atingidas pelas chuvas. Os beneficiados tiveram que sair das residências, em decorrência de riscos de deslizamentos, alagamentos ou desabamentos totais ou parciais dos imóveis.

A pasta mantém uma equipe formada por cerca de 100 técnicos, entre eles psicólogos, assistentes e educadores sociais, que juntos realizam os atendimentos socioassistenciais. Os profissionais se revezam em regime de plantão e efetuam cadastros e encaminhamentos aos atingidos pelas chuvas, tanto nas residências como no posto avançado localizado na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Somente o Auxílio Aluguel, benefício no valor de R$ 300 destinado a famílias de baixa renda, vítimas de situações de risco e desastre, já foi concedido a 389 famílias. Já o Auxílio Emergência, que é apoio financeiro para aqueles que sofrem perdas decorrentes dos desastres, para restabelecimento das condições mínimas de sobrevivência através da reposição de bens básicos, foi disponibilizado 97 vezes. Do total, 62 deles no valor de um salário mínimo, 29 no valor de dois salários mínimos e seis no valor de três.

Acolhimento provisório A Semps, que também faz parte do Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais durante a Operação Chuva, realiza, ainda, o acolhimento provisório de famílias que precisam deixar as moradias em função do risco.

Nas sete áreas onde estão instalados os Sistemas de Alerta e Alarme, que sinalizam a necessidade de evacuação imediata dos imóveis devido ao grande volume de chuva, a equipe está preparada para organizar, em caráter emergencial e nas escolas indicadas, espaços provisórios para abrigar as famílias.

Nos locais, além de atendimento e encaminhamento, são disponibilizados colchões, lençóis, cobertores, toalha, alimentação, kit higiene e limpeza, para uso exclusivo durante o acolhimento. Caso a condição de desocupação do imóvel permaneça, as famílias são encaminhadas para o Auxílio Aluguel.

Demais benefícios Outros benefícios também são disponibilizados àqueles que são atingidos pelas consequências das chuvas. Dentre elas estão cesta básica, kits dormitório, de limpeza e higiene, encaminhamentos para retirada de documentos oficiais e Auxílio Funeral, que oferta a urna funerária, coroa de flores e translado do corpo até o cemitério agendado pela família, por meio da Central de Marcação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Semps segue de plantão neste feriado de Páscoa e durante todo o período da Operação Chuva. Em casos de emergência, as famílias devem acionar a Codesal, por meio do telefone 199, e solicitar a vistoria dos imóveis atingidos.