Ciência avança na descoberta de algodão resistente a seca

economia
11.10.2018, 06:00:00
Atualizado: 11.10.2018, 06:28:11

Ciência avança na descoberta de algodão resistente a seca

Por meio de pesquisas, já foram desenvolvidas variedades tolerantes a herbicidas e resistentes a insetos

A descoberta de uma variedade de algodão resistente a seca está cada vez mais próxima. Um estudo divulgado na revista Frontiers in Plant Science, apresentou a descoberta de genes da tolerância à escassez de água na planta.

A pesquisa foi realizada por uma equipe coordenada pelo cientista Wangzhen Guo, na Universidade Agrícola de Nanjing, China. Com as informações, os cientistas vão poder usar o trecho do DNA para fazer o melhoramento genético da planta relacionado ao fator climático. "Nosso estudo fornece informações valiosas e viabiliza novos recursos para a melhoria das futuras plantações dessa cultura", comentam os pesquisadores no artigo.

Para chegar aos genes, os cientistas analisaram 319 variedades de um algodão cultivado em sequeiro, ou seja, sem irrigação. A variedade estudada foi a Gossypium hissutum L., proveniente da China e dos Estados Unidos. Entre 2015 e 2017, as variedades foram plantadas em estufas na Universidade Agrícola de Nanjing, província de Jiangsu, China. As plantas foram cultivadas em casas de vegetação e submetidas à falta d´água. Depois elas foram classificadas em quatro níveis de tolerância à seca: o avançado, médio, sensível e extremamente sensível. Só depois o DNA foi analisado.

"Identificamos 20 marcadores moleculares distribuídos em 16 cromossomos significativamente associados a seis características relacionadas à tolerância à seca", afirmam os cientistas.  Através de pesquisas envolvendo biotecnologia, já foram desenvolvidas variedades de algodão transgênico tolerantes à herbicidas e resistentes à insetos.

"Esses resultados aprofundarão nossa compreensão da base genética da tolerância ao estresse hídrico no algodão e fornecerão potenciais marcadores para acelerar o desenvolvimento de cultivares de algodão tolerante à seca", acrescentam os cientistas.

Déficit

O algodão de sequeiro é responsável por 95% da produção mundial da fibra, a cultura mais importante da indústria têxtil. O crescente déficit hídrico traz uma grande ameaça à produção da cultura. A seca pode provocar perda de produtividade. O aquecimento global, e o consequente aumento das variações climáticas, torna ainda mais urgente o desenvolvimento de uma nova variedade que suporte escassez de água.

No Brasil, a pesquisa foi divulgada pelo CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia, uma organização não governamental formada por cientistas renomados e por representantes da sociedade civil. Os estudos são acompanhadas com atenção especial pelos produtores rurais da Bahia. O estado é o segundo maior produtor de algodão do Brasil, respondendo por 23,7% da produção nacional da fibra.

A biotecnologia vem se transformando em um instrumento essencial para o enfrentamento da seca não apenas nas lavouras de algodão. O desenvolvimento de culturas resistentes a escassez de água mobiliza milhares de pesquisadores e cientistas em várias partes do mundo. No Brasil, existem resultados promissores já obtidos por pesquisadores de institutos de tecnologia agrícola, como o Instituto Agronômico (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Há pesquisas em andamento com cana-de-açúcar, café, laranja, trigo, soja e milho.



Relacionadas
Correio.play
Triunfo no amistoso valeu o título de campeão do torneio "Superclássico"
Ler Mais
Uma das razões tem relação com a independência
Ler Mais
Valor mensal para pagar escola será de R$ 260 por aluno
Ler Mais
Zagueiro de 19 anos retorna à Toca do Leão nesta quarta-feira
Ler Mais
Além da capital baiana, unidade de Belo Horizonte também vai fechar
Ler Mais
O mistério sobre o paradeiro do filho de Luzia com Beto Falcão está com os dias contados na trama
Ler Mais
Antes do Vitória, atacante vivia jejum de mais de um ano sem marcar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-tablet-focado-em-produtividade-por-r-4299/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/passageira-relata-desespero-e-gritaria-em-aviao-atingido-por-raio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-que-prendeu-perna-de-passageira-vai-responder-processo-administrativo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cosmetico-a-base-de-arroz-protege-contra-poluicao-e-luz-azul/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irmao-de-ciro-gomes-chama-petistas-de-babacas-e-diz-que-pt-merece-perder/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-de-onibus-que-prendeu-perna-de-passageira-e-afastado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-da-banda-adao-negro-e-assaltado-no-caminho-das-arvores-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-prende-perna-de-passageira-em-porta-de-onibus-em-salvador/