Cinco motivos para você assistir 'The Handmaid's Tale'

comentários em série
10.08.2017, 14:03:00
Atualizado: 09.03.2018, 13:46:34

Cinco motivos para você assistir 'The Handmaid's Tale'

Por Carol Neves

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Série do serviço de streaming Hulu, The Handmaid's Tale tem sido um dos destaques da temporada de premiações. Agora em agosto, foi escolhida como Série do Ano e Destaque em Drama no TCA Awards, dado pela Associação de Críticos de Televisão. O seriado ainda está indicado para melhor drama no Emmy, principal premiação da televisão, que acontece em setembro.

Veja motivos pelos quais você deve acompanhar essa história:

1. A HISTÓRIA É UMA DISTOPIA INTERESSANTE
O seriado do Hulu é baseado no livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood, lançado na década de 1980 - reeditado agora pela Rocco . A trama traz um futuro distópico em que uma seita totalitarista assumiu o poder, proibiu mulheres de trabalhar e formou um rígido sistema social, em que cada um tem um papel a cumprir. Flashbacks mostram como chegamos a esse ponto de redução dos direitos individuais de minorias e prisão e punição de dissidentes. Acompanhamos a história do ponto de vista das aias, que têm papel essencial em um mundo que as mulheres estão se tornando inférteis: elas ainda podem ter filhos. Elas são basicamente usadas para gerar filhos de homens importantes cujas mulheres não podem engravidar. 

(Foto: Divulgação)


2. O ELENCO É DE PRIMEIRA LINHA 
A série tem um grande elenco. A protagonista é Offred, que á a aia de um comandante, papel vivido por Elisabeth Moss, conhecida como a Peggy de Mad Men. Outro destaque é Alexis Bledel, a Rory de Gilmore Girls. Ela rouba cena em um episódio da primeira temporada sem sequer falar. Ainda fazem parte do elenco Yvonne Strzechowski, Ann Dowd, Samira Wiley e Joseph Fiennes, que aqui está bem. 

3. RELEVANTE PARA O MOMENTO
A série é assustadora e, como toda boa distopia, faz refletir sobre questões da nossa sociedade. Estamos longe, esperamos, de chegar ao ponto mostrado na série, mas alguns paralelos são assustadores. O alerta é que não devemos ficar confortáveis demais pensando que direitos conquistados estão garantidos para sempre. A história abre espaço para discussão sobre totalitarismo, conservadorismo e poder do Estado, entre outros temas.

4. A FOTOGRAFIA É LINDA
O trabalho de fotografia da série é cuidado, com cores ajudando a diferenciar o passado do presente, mudando de tons mais quentes para outros frios. 

5. DESCONFORTO É IMPORTANTE
Pode parecer estranho, mas um dos motivos para assistir The Handmaid’s Tale é o desconforto que a série provoca. Nem todo entretenimento precisa ser apenas diversão. Não é uma série leve,  e aí mesmo reside sua importância. Conta uma história que incomoda, como grandes distopias do século XX “1984”, “Admirável Mundo Novo” e “Fahrenheit 451”, porque paramos para nos perguntar: e se chegar a esse ponto?
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas