Claudius Portugal lança livro nesta terça, na Paulo Darzé Galeria

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Cesar Romero
  • Cesar Romero

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Será lançado amanhã na Galeria Paulo Darzé o livro de Claudius Portugal Via E-mail – Encontro com Artistas Brasileiros. Uma publicação inédita reunindo entrevistas com artistas  visuais que representam a arte contemporânea brasileira. A publicação tem duzentas e noventa páginas em papel couché fosco, com imagens em cor de todos os artistas participantes, bilíngue português / inglês. Capa dura, com guarda, sofisticado desenho. As entrevistas, todas exclusivas, foram realizadas por correio eletrônico pelo escritor Claudius Portugal, e revelam aspectos da arte produzida no país, englobando diversas linguagens nos campos da pintura, escultura, desenho, fotografias, instalações, entre outros gêneros artísticos. A edição e concepção gráfica ficaram a cargo da P55 Editora. Um livro é da maior importância  para fixar memórias, e por ser um objeto transportável é de  fácil manejo e circulação. Quase toda a História da Humanidade  foi alicerçada pelo livro. Material da civilização.

Os artistas podem mudar seus conceitos com o passar do tempo, isso não é  incoerência, pode ser um processo de maturação.  Há uma frase lapidar de Georg Simmel, um dos criadores da Teoria do Relativismo: “O que houve, no tempo que houve, foi verdade”. A arte nunca é algo fechado, e sempre dá possibilidades de mudanças, revisões e atualizações.

Claudius Portugal sempre usou sua linguagem, o universo das letras, para  falar de outras linguagens especialmente artes visuais. Uma das dificuldades do crítico de arte é traduzir de forma escrita o que é visual, mas tem sempre  seus sinais e sintomas, que justificam a atuação crítica. Este  ano, a  Paulo Darzé Galeria de Arte, completa 35 anos de atividade, mantendo um  empenho de diálogo com os artistas e com o público.

Em Via E-mail – Encontro com Artistas Brasileiros, temos textos de apoio de Paulo Darzé, Thais Darzé e do patrocinador a Global, que ajudam a compreender e justificar a publicação. São 43 artistas, que revelam a pluralidade de seus pensamentos e escolhas, suas ações, atitudes, intervenções e seus desempenhos. Entre os entrevistados estão nomes como Mario Cravo Junior, Antonio Dias, Siron Franco, Tunga, Sante Scaldaferri, Daniel Senise, Carlos Vergara, Fernando Coelho, Miguel Rio Branco, José Resende, Leda Catunda, Waltércio Caldas, Gonçalo Ivo, José Bechara, Sérvulo Esmeraldo, Amilcar de Castro, Mestre Didi, Bel Borba,  entre outros.

O livro é de leitura  agradável, traz  grande repertório ao conhecimento. A pluralidade de  ideias é que cuida de nossa história nas artes visuais. Leitura obrigatória.