Clínica-Escola oferece odontologia humanizada

especiais patrocinados
29.09.2019, 18:35:00
Atualizado: 17.10.2019, 18:47:15
O espaço conta com 17 cadeiras e oferece procedimentos como restauração, limpeza, canal, prótese e extração (Divulgação)
Estúdio Correio -

Clínica-Escola oferece odontologia humanizada

Unidade de saúde criada pela Uninassau atende cerca de 60 pessoas por semana

Visitar um consultório odontológico é algo que entra na agenda do brasileiro quando não há mais opção, seja por medo ou pela questão financeira. A dona de casa Maria José Silva, 69 anos, por exemplo, adiou o quanto foi possível por ter receio de sentar-se na temida cadeira de dentista. Porém, quando conheceu a Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Uninassau, instalado no campus Pituba, mudou sua percepção. “Precisei extrair o dente e fui tão bem cuidada e atendida que, acredite, fiquei muito tranquila e não senti nem dor. Não precisei tomar nem o remédio que me passaram”.

A boa experiência de dona Maria José fez com que ela ressignificasse o medo e tornou o cuidado com a saúde bucal algo natural, como deveria ser para todo cidadão. No caso dela, isso foi possível porque o atendimento foi prestado por estudantes de Odontologia que recebem, junto com a capacitação técnica, uma formação humanizada. “Um dos principais pontos passados aos alunos é o respeito a cada paciente”, conta o coordenador do curso de Odontologia da Uninassau, Eduardo Martínez.

A partir do quinto semestre, os estudantes passam pela pré-clínica, que é um laboratório, mas ainda não atendem. A partir do sexto semestre, até o décimo, vivenciam o dia a dia da clínica-escola com os pacientes.

Inauguração
A Clínica-Escola de Odontologia da Uninassau será inaugurada oficialmente no próximo dia 25, porém, já funciona desde janeiro de 2019, prestando atendimentos à comunidade. Na estrutura são realizados cerca de 60 atendimentos por semana, entre crianças e adultos. O espaço conta com 17 cadeiras e oferece procedimentos como restauração, limpeza, canal, prótese e extração - este somente em casos extremos, porque “todo o empenho é para manter o dente original”, como ressalta o coordenador.

Após a avaliação de cada paciente, os alunos fazem um planejamento, estudam opções e soluções, sempre em conjunto com os professores da disciplina correspondente. Além disso, existem várias ações de prevenção com orientações sobre a importância do dente, escovação correta, uso do fio dental e aplicação de flúor, que são passadas para o público que procura a clínica-escola.

Na estrutura são realizados cerca de 60 atendimentos por semana, entre crianças e adultos

Aprendizado na prática 
Exercer o conhecimento e a teoria da sala de aula no dia a dia é um dos maiores desafios para profissionais de todas as áreas. Para oferecer ao mercado odontólogos mais capacitados e seguros, a Uninassau implantou sua metodologia na clínica-escola, um centro de prática onde os alunos têm a oportunidade de colocar na prática o que aprendem, lidando diretamente com o púbico e, assim, ganham experiência para solucionar problemas reais em um consultório.

A reitora do Centro Universitário Uninassau, Cecília Emília Queiroz, enfatiza que a iniciativa faz parte de um projeto pedagógico pautado no processo de aprendizagem que une o conhecimento científico à prática. “É uma experiência que nasce na universidade e chega ao mercado. Não queremos formar só bons dentistas, e sim profissionais com uma visão humana, com um olhar cuidadoso. O objetivo da clínica-escola não é substituir profissionais que já estão no mercado, mas formar o novo profissional com fortalecimento emocional e conhecimento técnico”, salienta.

A Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Uninassau funciona de segunda a sexta (manhã, tarde e noite) e aos sábados (manhã e tarde), na Rua dos Maçons, 365, Pituba. As marcações podem ser feitas pelo telefone (71) 3505-4548.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-concorre-ao-premio-nacional-do-turismo-2019-em-tres-categorias/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-panteras-negras-recebe-luedji-luna-e-okwei-odili-no-goethe/
Celebrando um ano de formação, musicistas exaltam contribuição das mulheres negras na arte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/linn-da-quebrada-estrela-bixa-travesty/
Documentário debate sobre o corpo, gênero e identidades
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-civil-analisa-imagens-de-acao-da-prf-que-deixou-adolescente-morto/
Pai foi ouvido no DHPP; familiares homenagearam garoto de 17 anos nesta quinta-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operario-fica-pendurado-em-predio-durante-pintura-e-e-socorrido-veja-video/
Ele foi retirado de edifício em Fortaleza e conduzido a unidade médica pelo Samu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-passar-mal-e-ser-socorrido-no-senado-kajuru-segue-internado-na-uti/
Colega baiano Otto Alencar ajudou a socorrê-lo em plenário: ‘não vai ficar sequela’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matou-como-se-ela-fosse-bicho-diz-testemunha-de-crime-contra-moradora-de-rua/
Defesa de comerciante alega que ele reagiu a uma tentativa de assalto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bombeiros-controlam-incendio-em-academia-na-graca/
Fogo começou por volta das 22h40 e foi contido rapidamente
Ler Mais