Clínica-Escola oferece odontologia humanizada

Unidade de saúde criada pela Uninassau atende cerca de 60 pessoas por semana

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 29 de setembro de 2019 às 18:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Visitar um consultório odontológico é algo que entra na agenda do brasileiro quando não há mais opção, seja por medo ou pela questão financeira. A dona de casa Maria José Silva, 69 anos, por exemplo, adiou o quanto foi possível por ter receio de sentar-se na temida cadeira de dentista. Porém, quando conheceu a Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Uninassau, instalado no campus Pituba, mudou sua percepção. “Precisei extrair o dente e fui tão bem cuidada e atendida que, acredite, fiquei muito tranquila e não senti nem dor. Não precisei tomar nem o remédio que me passaram”.

A boa experiência de dona Maria José fez com que ela ressignificasse o medo e tornou o cuidado com a saúde bucal algo natural, como deveria ser para todo cidadão. No caso dela, isso foi possível porque o atendimento foi prestado por estudantes de Odontologia que recebem, junto com a capacitação técnica, uma formação humanizada. “Um dos principais pontos passados aos alunos é o respeito a cada paciente”, conta o coordenador do curso de Odontologia da Uninassau, Eduardo Martínez.

A partir do quinto semestre, os estudantes passam pela pré-clínica, que é um laboratório, mas ainda não atendem. A partir do sexto semestre, até o décimo, vivenciam o dia a dia da clínica-escola com os pacientes.

Inauguração A Clínica-Escola de Odontologia da Uninassau será inaugurada oficialmente no próximo dia 25, porém, já funciona desde janeiro de 2019, prestando atendimentos à comunidade. Na estrutura são realizados cerca de 60 atendimentos por semana, entre crianças e adultos. O espaço conta com 17 cadeiras e oferece procedimentos como restauração, limpeza, canal, prótese e extração - este somente em casos extremos, porque “todo o empenho é para manter o dente original”, como ressalta o coordenador.

Após a avaliação de cada paciente, os alunos fazem um planejamento, estudam opções e soluções, sempre em conjunto com os professores da disciplina correspondente. Além disso, existem várias ações de prevenção com orientações sobre a importância do dente, escovação correta, uso do fio dental e aplicação de flúor, que são passadas para o público que procura a clínica-escola. Na estrutura são realizados cerca de 60 atendimentos por semana, entre crianças e adultos Aprendizado na prática  Exercer o conhecimento e a teoria da sala de aula no dia a dia é um dos maiores desafios para profissionais de todas as áreas. Para oferecer ao mercado odontólogos mais capacitados e seguros, a Uninassau implantou sua metodologia na clínica-escola, um centro de prática onde os alunos têm a oportunidade de colocar na prática o que aprendem, lidando diretamente com o púbico e, assim, ganham experiência para solucionar problemas reais em um consultório.

A reitora do Centro Universitário Uninassau, Cecília Emília Queiroz, enfatiza que a iniciativa faz parte de um projeto pedagógico pautado no processo de aprendizagem que une o conhecimento científico à prática. “É uma experiência que nasce na universidade e chega ao mercado. Não queremos formar só bons dentistas, e sim profissionais com uma visão humana, com um olhar cuidadoso. O objetivo da clínica-escola não é substituir profissionais que já estão no mercado, mas formar o novo profissional com fortalecimento emocional e conhecimento técnico”, salienta.

A Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Uninassau funciona de segunda a sexta (manhã, tarde e noite) e aos sábados (manhã e tarde), na Rua dos Maçons, 365, Pituba. As marcações podem ser feitas pelo telefone (71) 3505-4548.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.