Codeba discute R$ 1 bilhão em investimentos no Porto de Aratu

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 05:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quando um novo governante assumir o controle do Brasil no dia 1º de janeiro de 2019 e voltar as suas atenções para a necessidade de tocar projetos que melhorem a infraestrutura do país, vai encontrar coisas boas na Codeba. Tratativas da empresa que é responsável pela gestão dos portos públicos baianos – Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus – abriram a perspectiva de um conjunto de investimento superior a R$ 1 bilhão  em Aratu. O diretor-presidente da Codeba Rondon Brandão do Vale diz que há perspectiva de melhorias em todas as áreas do principal porto que atende a indústria baiana, tanto no escoamento de produtos ou na entrada de insumos para a produção. Os recursos previstos são destinados para os terminais de Graneis Sólido I e II, com investimentos em pátio de estocagem e armazenagem; ampliação da capacidade de tancagem dos Terminais de Graneis Líquidos e Gasosos, com a construção do pátio de minério com acesso ferroviário; construção de um ramal entre o município de Sento Sé até o Porto, para escoar a produção do minério; além de um novo terminal exclusivo para minério.

Pensando grande Rondon Brandão do Vale, que assumiu a Codeba no início deste ano projeta um aumento no aproveitamento das áreas disponíveis para uso nos três portos públicos do estado. E acredite, tem bastante área livre. Em média, os três portos tem mais de 80% de área disponíveis para utilização. Ilheus e Aratu tem a maior parte da disponibilidade, mas mesmo Salvador, onde há menos disponibilidade está nos planos da Codeba. Além da ampliação da área do Terminal de Contêineres (Tecon), operado pela Wilson Sons, em direção à Polícia Federal, o presidente da Codeba lembra que os planos para a expansão do Porto de Salvador permitem sonhar com uma ampliação da área no outro sentido, em direção ao Terminal de Passageiros. Neste caso, a coisa ainda é preliminar, mas mostra que a turma pensa grande. 

Tá esquentando A hotelaria de Salvador encerrou o mês de setembro com uma ocupação média de 63,43%, segundo dados da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha). O número é quase 6 pontos percentuais maior que o registrado no mesmo mês de 2017. 

Alto investimento Os cariocas Antonio Villar e Flavio Barros, amigos há quase 30 anos, trocaram as carreiras como executivos para entrar no mundo do empreendedorismo. Optaram pelo universo do franchising no ramo de estética, através da EmagreSee. Com investimentos acima de meio milhão de reais, abriram a primeira unidade no Caminho das Árvores e anunciaram uma futura unidade em Lauro de Freiras, com início de obras no segundo semestre de 2019. 

Crédito flexível Levantamento do Itaú Unibanco apontou crescimento de 29% no número de clientes baianos que utilizaram a transferência de limites entre janeiro e julho. O produto permite ao cliente distribuir o limite total disponível entre o cheque especial (LIS), crédito pessoal e o cartão de crédito. De acordo com o banco, o volume transferido do limite teve alta de 20% para o cheque especial, 21% para o crédito pessoal e 18% para o cartão de crédito.