Coletivo Doulas Pretas realiza roda de conversa com gestantes no Rio Vermelho

Encontro no dia 3 de fevereiro também terá oficina de Afrofunk

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2020 às 22:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Doulas Pretas Salvador

O Coletivo Doulas Pretas realiza, na próxima segunda-feira (3), às 18h30, a primeira Roda de Gestante e Puérperas, com o tema “Parto é Movimento”.

O evento que ocorrerá na Casa Guió, espaço cultural na Rua Odilon Santos, no Rio Vermelho, contará com uma oficina de Afrofunk, com a participação de Taisona, referência em oficinas no Rio de Janeiro. 

O evento tem entrada colaborativa, livre, de acordo com a disponibilidade do público. Devido à procura, as inscrições deverão ser realizadas através do Instagram @doulaspretassalvador. Foto: Divulgação/Doulas Pretas Salvador No início do mês foi realizado pelo mesmo grupo, que é constituído por cinco mulheres negras – as ativistas Chenia da Anunciação, Claudia Santos, Laura Daltro, Mag Antunes e Sueide Ferreira, que atuam no cenário da humanização de parto e compreendem que é necessário enegrecer a cena do parto –, realizaram o Curso de Doulas Pretas, que contou com a participação de 25 mulheres, que vieram de vários estados do Brasil.

Durante o encontro de aprendizado e reflexão, com resgate da ancestralidade, palestras, atividades práticas e artísticas, também houve participação de convidadas, todas mulheres negras, que colaboraram na construção da atividade. Foto: Divulgação/Doulas Pretas Salvador Segundo nota do coletivo, esse foi o primeiro curso, mas já há uma agenda definida e convites para levarem o evento para todo o Brasil. 

Além dos cursos, o Coletivo Doulas Pretas tem como meta ampliar as discussões através das rodas, palestras e grupos de estudos para fortalecer as mulheres negras no cenário obstétrico, pensando também na importância da representatividade.