Com dois gols de Gilberto, Bahia vence Fluminense e deixa a zona de rebaixamento

Tricolor agora vai secar Cuiabá e Juventude para se manter fora do Z4

Publicado em 5 de dezembro de 2021 às 17:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

O pulso tricolor ainda pulsa. na tarde deste domingo (5), o Bahia entrou em campo precisando vencer o Fluminense para se manter vivo na luta contra o rebaixamento. O Esquadrão alcançou o objetivo e bateu o time carioca por 2x0, na Fonte Nova. 

Gilberto, sempre ele, foi o herói do tricolor. O centroavante marcou dois gols ainda no primeiro tempo e garantiu  o triunfo que tirou o Bahia da zona de rebaixamento. Com 43 pontos, o tricolor subiu para a 15ª colocação, ultrapassando Cuiabá e Juventude - o time baiano leva vantagem no número de vitórias. 

O clube agora precisa secar os dois concorrentes (ou ao menos um), que entram em campo nesta segunda-feira (6), para seguir fora do Z4. Enquanto o Juventude visita o São Paulo, às 19h, o Cuiabá encara o Fortaleza, às 20h, dentro de casa. Na próxima quinta, 21h30, o Bahia encerra a participação na Série A com o Fortaleza, no estádio Castelão. 

O jogo Com Mugni e Rodriguinho suspensos, o técnico Guto Ferreira optou pela entrada de Edson no meio-campo. Já no ataque, o treinador fez a manutenção de Rossi, deixando Juninho Capixaba - que voltou após cumprir suspensão - no banco de reservas.

A primeira grande chance do jogo foi do Fluminense. Com apenas um minuto, Nino desviou a falta para a área, a bola sobrou para Caio Paulista, completamente livre, que ajeitou para Fred, mas o centroavante não aproveitou a oportunidade. Depois disso, só deu Bahia. 

Empurrado pela torcida, o tricolor partiu para o ataque. Gilberto tentou de voleio, enquanto Rossi experimentou de fora da área e por muito pouco não abriu o placar. Aos nove minutos, a cabeçada de Gilberto foi bloqueada pelo braço aberto de Caio Paulista. Os tricolores pediram pênalti, mas o árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira deu apenas escanteio. O VAR também não chamou o juiz. 

Com as linhas avançadas, o Bahia seguiu sufocando o Fluminense. No lançamento de Raí, Rossi tentou de cabeça e o goleiro fez a defesa. O camisa 7 voltou a aparecer bem quando recebeu de Gilberto dentro da área e mandou uma bomba. Marcos Felipe fez outra grande defesa. 

Aos poucos, o Bahia baixou o ritmo e a partida passou a ficar equilibrada. Quando o Esquadrão voltou a apertar no ataque, o gol saiu. Como num jogo de vôlei, Luccas Claro cortou o cruzamento com a mão e o árbitro, depois de hesitar, marcou pênalti. Na cobrança, Gilberto bateu no canto e abriu o placar, aos 38 minutos.

A tarde era mesmo de Giba. Aos 46, o Bahia puxou o contra-ataque e Rossi lançou para o camisa 9. O centroavante viu o goleiro adiantado e mandou por cobertura, fazendo um golaço para ampliar o placar na Fonte. 

Emoção até o fim O Bahia voltou do intervalo com o mesmo time e o terceiro  gol poderia ter saído logo nos primeiros minutos. Danilo Barcelos recuou na fogueira para o goleiro, Rossi chegou primeiro na bola, mas Marcos Felipe esticou a perna e conseguiu cortar. 

Diferente do primeiro tempo, quando pressionou o Flu, o tricolor mudou a estratégia e deixou a bola com o time carioca, esperando o momento para encaixar o contra-ataque. A situação quase se complicou no chute fraco de Yago que Danilo Fernandes por muito pouco não tomou um frango. A bola explodiu na trave e depois Luiz Otávio cortou. 

Juninho Capixaba entrou no lugar de Rodriguinho e, na primeira chance, exigiu uma boa defesa do goleiro rival. Depois, Rossi e Manoel se estranharam na frente do árbitro e receberam o cartão vermelho direto. 

O Bahia soube controlar e quase ampliou. Aos 47, o lateral Renan Guedes, que também havia entrado, perdeu gol de cara. Não fez falta, afinal, o árbitro apitou o fim do jogo e o tricolor garantiu o triunfo em casa.

FICHA TÉCNICA

Bahia 2x0 Fluminense - 37ª rodada do Campeonato Brasileiro

Bahia: Danilo Fernandes, Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Renan Guedes); Patrick, Edson (Raniele), Rodriguinho (Juninho Capixaba), Rossi e Raí Nascimento (Ronaldo); Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Wellington (Lucca), Yago Felipe e André (Martinelli); Luiz Henrique (Matheus Ferraz), Fred (Bobadilla) e Caio Paulista (Cazares). Técnico: Marcão. 

Estádio: Fonte NovaGol: Gilberto, aos 38 e aos 46 minutos do 1º tempoCartão amarelo: Gilberto (Bahia); Luccas Claro, Wellington, Yago Felipe, Fred e Bobadilla (Fluminense);Cartão vermelho: Rossi (Bahia); Manoel (Fluminense)Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (trio de São Paulo)Árbitro de Vídeo (VAR): Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)