Com falha de Teixeira, Bahia leva virada do Atlético e perde em Pituaçu

Gilberto marcou golaço, mas tricolor completou o 6º jogo sem vencer na Série A

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 15 de agosto de 2021 às 20:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A torcida do Bahia continua sem motivos para sorrir no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (15), o Esquadrão até ensaiou vencer o Atlético-GO ao sair em vantagem no primeiro tempo, mas levou a virada na segunda etapa, caiu por 2x1 e amargou o sexto jogo sem ganhar na Série A. Já são cinco derrotas e um empate.

O gol tricolor foi marcado pelo atacante Gilberto, em uma bomba que encerrou o jejum pessoal de oito jogos sem balançar as redes. Zé Roberto e João Paulo – aproveitando erro do goleiro Matheus Teixeira - decretaram a vitória do time goiano em Pituaçu.

A derrota amplia a crise no Bahia e coloca pressão sobre o técnico Dado Cavalcanti. Estacionado nos 18 pontos, o time caiu para a 13ª colocação e está a apenas três pontos do Z4. Já o Atlético chegou aos 23 pontos, agora 7º colocado. 

FARO DO ARTILHEIRO Apesar de jogar em casa, o Bahia viu o Atlético-GO tomar a iniciativa nos primeiros minutos do jogo. Com mais posse de bola, o Dragão conseguia ocupar os espaços no campo ofensivo, impondo dificuldade ao Esquadrão na construção das jogadas. Tanto que o tricolor passou a usar das bolas longas para chegar ao ataque.

Aos 14 minutos, Lucas Mugni teve a primeira grande chance para abrir o placar. Depois da casquinha de Gilberto, o argentino ganhou da marcação e chutou cruzado, mas Fernando Miguel fez a defesa. Na sequência foi Maycon Douglas que disparou pela direita, mas o chute foi para fora.

A insistência do Bahia fez efeito aos 25 minutos. Gilberto mandou uma bomba de fora da área e não deu chances para o goleiro Fernando Miguel. Um golaço que colocou o Esquadrão em vantagem e encerrou o jejum de oito jogos do centroavante sem fazer gol.

Com o placar a favor, o Bahia passou a controlar bem o jogo e praticamente não sofreu sustos na primeira etapa. Só no finalzinho Janderson mandou chute cruzado que foi para fora.  

CASTIGADO O Bahia voltou para o segundo tempo pressionando o Atlético-GO. Logo nos primeiros minutos Lucas Mugni e Rodriguinho desperdiçaram boas chances. A resposta do Dragão veio no erro de Capixaba, que proporcionou o contra-ataque, mas Jonas Toró mandou para fora.

Mais presente no campo ofensivo, o Bahia passou a empilhar chances perdidas. No vacilo de Baralhas, Maycon Douglas soltou chute forte, mas Fernando Miguel fez a defesa.

A ineficiência do ataque acabou castigada aos nove minutos, quando Arnaldo cruzou da direita, Zé Roberto subiu entre Conti e Nino Paraíba e, de cabeça, deixou tudo igual. O carrasco foi revelado na base tricolor.

A situação que já era ruim ficou ainda pior seis minutos depois. Em um lance fácil, Luiz Otávio recuou para Matheus Teixeira e o goleiro tentou sair jogando pelo meio, errou o passe e entregou a bola nos pés de João Paulo. O camisa 10 teve tranquilidade para conduzir a bola livremente até dentro da área e bateu no cantinho, virando o placar para o Atlético-GO.

Pressionado, Dado sacou Lucas Mugni e Gilberto e colocou o paraguaio Oscar Ruiz e o colombiano Rodallega em campo. A mudança não surtiu muito efeito e o Bahia continuou tendo dificuldade no campo ofensivo.

Aos 32 minutos, Zé Roberto voltou a anotar um gol para o Atlético-Go, mas a arbitragem flagrou impedimento, que foi confirmado pelo VAR, e salvou o tricolor de ficar em momento ainda mais delicado.

Na última cartada, Dado Cavalcanti colocou Matheus Bahia e Galdezani no jogo e avançou Capixaba para o meio-campo. Só que mais uma vez o treinador não foi feliz nas escolhas. O tempo foi passando, o Bahia não conseguiu reagir, e amargou o sexto jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso é sábado (21), quando visita o Grêmio, às 19h, em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICABahia 1x2 Atlético-GO – Campeonato Brasileiro (16ª rodada)Local: PituaçuGols: Gilberto, aos 25 minutos do 1º tempo; Zé Roberto, aos 9, e João Paulo, aos 15 minutos do 2º tempoCartão amarelo: Daniel e Conti (Bahia)Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro apita o duelo, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Felipe Alan Costa de Oliveira (trio de Minas Gerais)

Bahia: Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Patrick (Matheus Bahia), Lucas Mugni (Oscar Ruiz) e Daniel; Maycon Douglas (Galdezani), Gilberto (Rodallega) e Rodriguinho. Técnico: Dado Cavalcanti. 

Atlético-GO: Fernando Miguel, Dudu (Jonas Toró), Wanderson, Eder e Natanel; Willian Maranhão, Baralhas e João Paulo (André Lima); Arnaldo, Zé Roberto (Ronald) e Janderson (Lucão). Técnico: Eduardo Barroca.