Com placares do domingo, Bahia pode se livrar da queda na próxima rodada

Tricolor precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 15 de fevereiro de 2021 às 07:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Lutando contra a zona de rebaixamento, o Bahia não sabe o que é vencer há quatro jogos. No entanto, apesar desse longo jejum, o Esquadrão pode se livrar da queda à Série B já na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão.

Fruto dos resultados do último final de semana, pela 36ª rodada da competição. O tricolor superou uma onda de sérios desfalques no sábado (13) e empatou com o Atlético-MG no Independência por 1x1.

O ponto somado fora de casa foi suficiente para abrir uma diferença para o Z4, já que o Vasco, 17º colocado, foi derrotado pelo Internacional em São Januário, por 2x0, no domingo (14) e permaneceu com 37 pontos. O Bahia tem 38.

A missão para escapar de vez do rebaixamento é difícil, mas a combinação de resultados é simples de entender. O Bahia precisa vencer o Fortaleza, em confronto direto no Castelão. O duelo será às 21h do sábado (20).

No dia seguinte, os tricolores terão que torcer para que Vasco e Goiás não vençam seus jogos. A equipe carioca visita o Corinthians, em duelo na capital paulista. Já em Goiânia, o Goiás recebe o Red Bull Bragantino. Os jogos serão, respectivamente, às 16h e às 20h30 do domingo (21).

Se esse cenário acontecer, o Bahia vai a 41 pontos, e não poderá mais ser alcançado pelo Vasco, que chegaria no máximo a 41 pontos, mas não ultrapassaria o tricolor no número de vitórias. Nem pelo Goiás, que somaria no máximo 40.

Outro detalhe: mesmo conjunto de fatores em que chegaria aos 41 pontos e igularia Sport e Fortaleza, que já somam essa pontuação, o Vasco não conseguira o ultrapassar o rubro-negro pernambucano, que tem 12 vitórias, e precisaria tirar pelo menos 15 gols de diferença no saldo para o Fortaleza. Assim, o Z4 da edição 2020 já seria praticamente definido na 37ª rodada.

De qualquer forma, é uma oportunidade a mais para que o Bahia evite o pior cenário. Na última rodada, Vasco e Goiás se enfrentam no Rio de Janeiro. Já o tricolor recebe o Santos, todos as partidas na quinta-feira, dia 25.