Como começar uma reserva?

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 06:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como posso ter uma reserva, mesmo que pequena, quando meu salário quase não cobre minhas despesas básicas? Lucia Evangelista

Olá Lucia. Uma das grandes dificuldades de começar a poupar é a ideia de que os valores iniciais precisam ser altos, ou representar um percentual “X” do salário. Pensando assim, as pessoas acabam desistindo de poupar por entender que sua renda não é suficiente para isso. Na verdade, todos nós podemos, sim, guardar um pouco todo mês, independentemente do valor. O mais importante é construir o hábito de poupar. O primeiro passo é fazer um bom diagnóstico para entender quanto ganha e em que está gastando cada centavo. Anote durante um ciclo de 30 dias todas as despesas que fizer, todas mesmo, o cafezinho, o lanche, os doces que comprar na rua, a despesa na padaria, na feira, no supermercado, enfim, não deixe escapar nada. Ao final de um mês, verifique para onde vai todo seu dinheiro. Certamente descobrirá gastos que não são tão essenciais, que as vezes você nem sabia que os tinha. Agora é só cortar os supérfluos e com o orçamento equilibrado começar a poupar. No primeiro momento tudo parece um pouco difícil, mas tenho certeza que você vai conseguir se reorganizar e colocar suas finanças em ordem. Espero ter ajudado e até à próxima.

Quero pedir demissão, mas ainda não tenho um plano B. Quanto devo juntar antes de tomar essa decisão? Helena Castro

Oi Helena. Considerando que você vai ficar sem renda caso peça demissão, devemos observar com calma sua estrutura de gastos. O que deve ser analisado cuidadosamente é o montante total das suas despesas essenciais, como aluguel (se for o caso), contas de consumo, alimentação, despesas com os dependentes, com saúde, educação, transporte e outros gastos que na sua rotina sejam essenciais. Com essas informações você vai ter o valor total das despesas mais essenciais em seu orçamento. Para saber quanto deve ter de reserva para sair do emprego com razoável segurança, considere um horizonte mínimo de seis meses. Portanto, o valor mensal multiplicado por seis é o mínimo que deverá ter para tomar a decisão com segurança. Claro que é uma conta superficial, não conheço sua realidade, mas é um cálculo que dá muito certo se feito corretamente. Espero ter ajudado e até à próxima.

Atualmente, qual o melhor investimento para retirar em julho do ano que vem? Rebeca Oliveira

Olá Rebeca. Existem muitas opções de investimento disponíveis no mercado e que atendem aos diversos perfis de investidor, desde os mais conservadores até os mais arrojados. A escolha do melhor produto passar por uma análise do perfil de investimento, do investidor, do valor investido e do prazo, esses itens são essenciais para a análise. Como você precisa de um produto com vencimento para julho do ano que vem, recomendo que opte por um Fundo de Investimento Multimercado, com no máximo 2% de volatilidade. Esse fundo vai render acima do CDI, tem imposto de renda regressivo, e deve ter liquidez média, com o que chamamos de D+30. Significa que para você sacar o recurso terá que programar com 30 dias de antecedência. Produtos assim costumam ter uma rentabilidade melhor e deve se adequar ao que você quer.  Caso queira algum que possa sacar a qualquer momento, solicite um fundo com liquidez diária. Mas saiba que esses produtos têm a rentabilidade menor. Espero ter ajudado.