Como criar negócios protagonistas da mudança do mundo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 24 de dezembro de 2019 às 09:00

- Atualizado há um ano

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Acredito que o empreendedorismo pode e vai continuar resolvendo, ou ao menos amenizando, milhares de problemas do mundo. Porém, precisamos de um novo tipo de base para a formação das empresas. Com uma nova base, um novo paradigma de construção de negócios, evoluiremos para um novo patamar organizacional e realizaremos grandes transformações através do próprio mundo corporativo. Para construir esta base, é necessário olhar para dentro. Ela é construída de dentro, para fora.

Durante minha jornada como empreendedor e entusiasta da transformação do planeta através das iniciativas privadas, depois de vivenciar na prática o empreendedorismo consciente, participar e facilitar dezenas de cursos, palestras, treinamentos, escutar grandes mentores e ler dezenas de livros; cheguei à conclusão de que existe um padrão, uma base fundamental para a construção de negócios protagonistas da mudança do mundo. Esta base é formada por três grandes forças. Cada força é um pilar, e estes são interdependentes e imprescindíveis para a sustentação do negócio.

Estas três forças formam o que eu chamo de tríade da transformação dos negócios protagonistas.

A primeira força é: consciência. Tudo começa com o entendimento da palavra “pertencimento”. Todo empreendedor precisa compreender que seu negócio faz parte do todo. E o que o negócio faz afeta o todo. Assim como o que o todo faz afeta o negócio. É simples. É uma única unidade. O negócio é um organismo vivo associado diretamente a uma rede de atores a qual ele se torna interdependente e corresponsável. Só a partir do real entendimento do paradigma da consciência coletiva e pertencimento o empreendedor poderá pensar em utilizar o seu negócio como ferramenta de transformação do mundo.

A segunda força é o propósito. Por que o seu negócio existe? O que o mundo perde se o negócio deixar de existir? Qual a razão de ser do negócio? Qual o legado que está sendo construído? Estas são algumas perguntas que devem ser respondidas por todo empreendedor que deseja transformar o mundo através do seu negócio. É preciso respirar uma razão que vá além do lucro. Qual é a causa real? O lucro é fundamental, claro. Será sempre um objetivo de todas as empresas, mas não pode ser o único. É preciso que o negócio seja movido por uma causa, um propósito impulsionador, uma vibração maior de serviço ao mundo. Esta força exige empatia e senso de contribuição. De dentro para fora, sempre.

O terceiro elemento é: humanização. Para manter uma organização protagonista ativa, é necessário focar nas pessoas. As decisões precisam ser tomadas com base nas pessoas, nos valores humanos, antes dos valores financeiros. A humanização é o elemento que oferece manutenção ao propósito elevado. Através de uma gestão focada no potencial humano, uma cultura regada por amor e cuidado e uma liderança empática e solidária, as pessoas acessam seu potencial máximo e contribuem genuinamente para a causa maior do negócio. Uma pessoa que acorda para trabalhar por uma causa maior é a maior vantagem competitiva de qualquer negócio.

Através da aliança destes 3 elementos essenciais, as empresas saem da inércia e colhem benefícios imensuráveis, como: felicidade no trabalho, altos níveis de engajamento, produtividade elevada, clima organizacional positivo, e além de tudo atingem resultados financeiros extraordinários como consequência. Ou seja, negócios podem transformar o mundo, gerar felicidade e serem altamente lucrativos. Tudo ao mesmo tempo.