Como escolher frutas e verduras: dicas para você acertar no mercado

Saiba o que você precisa observar na hora de comprar

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 26 de novembro de 2018 às 15:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Você já se pegou, na feira ou no mercado, sem saber escolher uma determinada fruta ou verdura? Olha, olha e olha e acha todas iguais? Calma, seus problemas acabaram: consultamos a nutricionista Maria Livia Leite Bomfim, que explicou quais são os detalhes que você deve observar. Confira.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Abacate     Deve ter casca firme e não apresentar rugas e manchas.

Abacaxi   Puxe uma folha da coroa. Se sair facilmente,  já está boa para consumo. Observe também as escamas, que devem estar lisas e brilhantes.

Agrião Tem que ter folhas bem verdes e talo firme.

Aipim   Precisa apresentar o interior branco, uniforme e sem manchas pretas. A casca tem que se soltar com facilidade. O aipim deve ter o interior branco, uniforme e sem manchas pretas (Foto: Shutterstock/Reprodução) Alface   O ideal é ter folhas verdes e brilhantes, sem manchas.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Alho   Deve possuir casca lisa e firme.

Banana   É bom estar lisa e sem manchas. As  mais “cheinhas” possuem mais sabor e nutrientes. A banana precisa estar lisa e sem manchas (Foto: Shutterstock/Reprodução) Batata doce   As melhores são com as raízes mais compridas (de 13 a 15 cm) e com diâmetro em torno de 5 cm. Devem ter casca lisa, fina e sem cortes.

Batata inglesa   Precisa ser firme, sem broto e com poucos pontos escuros. Evite as que apresentam a cor esverdeada (essas podem conter toxinas). Batata: firme, sem broto e com poucos pontos escuros (Foto: Shutterstock/Reprodução) Beterraba   Escolha as de porte pequeno ou médio, com a casca uniforme - sem manchas ou rachaduras.  A raiz tem que estar firme.

Berinjela Vá nas que são lisas, escuras, brilhantes e que tenham folha verde e firme.

Brócolis Os melhores são o de tom verde escuro e bem fechadinhos.

Cebola As ideais são as firmes, sólidas e  pesadas. O ideal é que as cebolas estejam firmes e pesadas (Foto: Shutterstock/Reprodução) Cenoura   Prefira as lisas, sem machucados, com talo verde escuro, sem cortes ou rachaduras e de tamanho médio.

Laranja   Opte pelas que têm casca lisa e brilhante.

Lima Escolha as de casca lisa e brilhante.

Limão De novo, os melhores são os que possuem casca lisa e brilhante. O limão, assim como a laranja e a lima, deve ter casca lisa e brilhante (Foto: Shutterstock/Reprodução) Maçã   Não devem ter machucados e partes moles. Quanto mais pesada, mais suculenta será.

Mamão O bom é ter a casca firme, sem rachaduras nem manchas brancas.

Maracujá   Tem que estar pesado e apresentar a polpa mexendo por dentro quando for agitado. O maracujá tem que ter a polpa mexendo por dentro quando for agitado (Foto: Shutterstock/Reprodução) Morango   Prefira os médios e pequenos, bem vermelhos com talos verdes. Observe se não há manchas ou machucados. E fique de olho não só nos de cima da bandeja, como também os de baixo.