Como fica seu dinheiro no novo governo? Planejamento é fundamental

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quais são as perspectivas para a economia com o novo governo? Antônio Amado

Olá Antonio. O ano de 2019 começa com bons sinais de melhora, principalmente quando falamos de mercado financeiro. As bolsas fecharam em alta logo após a posse, o dólar recuou um pouco, portanto o clima de confiança começa a se reestabelecer e isso é muito positivo. Claro que não é só por causa da mudança de Governo, o segundo semestre de 2018 já apresentava resultados do PIB e da Inflação bem favoráveis, contudo, a expectativa positiva da nova equipe econômica tranquiliza os mercados e a possiblidade de novos investidores aumenta. O Brasil enfrentou a maior crise de todos os tempos, com o desemprego passando dos 14 milhões, taxa de juros elevada, retração total da economia e forte diminuição do consumo, o que colocou o País em um cenário econômico bem difícil. Apesar dos sinais de melhora, não se sai de uma crise como essa da noite para o dia, ainda enfrentaremos dificuldades, mas se confirmando as expectativas econômicas, a inflação se manterá abaixo da meta e o PIB pode ultrapassar os 3%, o que é excelente diante do cenário que estávamos, portanto, é aprender com as dificuldades para ter sucesso em momentos difíceis.

Edísio, janeiro é sempre o mês mais complicado por conta do volume de despesas extras. Como conciliar esses gastos sem comprometer o orçamento ano e cair no endividamento? Vale a pena pegar um empréstimo? Angélica Souza

Olá Angélica. O período de final e início de ano são bem movimentados em relação aos gastos, e esse é um ciclo que acontece todo ano, portanto é possível fazer um planejamento para passar por esse período de forma mais tranquila, sem grandes dificuldades e sem a necessidade de se endividar. O melhor a fazer é montar um plano sobre o que irá gastar nesse período, sem esquecer nada, e ao ter o montante necessário, organizar o orçamento para poder guardar um pouquinho cada mês e assim no final de cada ano ter o recurso necessário para as despesas desse período. Não tendo feito isso esse ano, o ideal é apertar os gastos para tentar honrar com os compromissos evitando ao máximo contratar empréstimo, deixando essa alternativa para o último caso.

Entrei o ano já utilizando o cheque especial. Sei que isso vai acabar impactando meu orçamento do ano todo, mas o que posso fazer para amenizar isso? Anônimo

Olá Anônimo. O cheque especial é um dos créditos que tem a maior cobrança de juros, ficando atrás do Cartão de Crédito. Os juros podem ultrapassar os 300% ao ano o que vai significar para você uma dívida muito elevada já no curto prazo, portanto o momento é de parar para se reorganizar. Recomendo que faça um bom diagnóstico do seu orçamento mensal e identifique quais as despesas que não são tão essenciais e tente reduzi-las ou eliminá-las se for o caso. Para aqueles gastos que não podem ser suprimidos, observe o que pode ser feito para economizar, assim irá reduzir as despesas mensais e sobrará mais recurso para se organizar financeiramente. Caso essas medidas ainda não sejam suficientes, é hora buscar alternativas para tentar aumentar um pouco a sua renda, seja com um trabalho alternativo, algo na área de vendas, ou melhorando sua postura e qualidade profissional para conseguir progredir na empresa e ganhar um pouco mais. Mas não esqueça que ter um bom planejamento financeiro vai lhe ajudar muito.