Confira 10 destinos que estão recebendo turistas com medidas sanitárias para evitar o coronavírus

Nas ilhas de Morro de São e Boipeba, em Cairu, somente o turista que comprovar que tem reserva nos hotéis e pousadas pode acessar os arquipélagos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2020 às 18:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Tudo Viagem

Porto Seguro, no Sul da Bahia, foi um dos primeiros destinos a adotar medidas sanitárias para reabertura gradual do turismo. Além do uso obrigatório de máscaras, a cidade lançou um selo que só é concedido ao estabelecimento ou empresa que comprovar vários protocolos para evitar a propagação do coronavírus.  No Aeroporto de Porto Seguro foi montada uma barreira sanitária com equipes da prefeitura. Além da aferição da temperatura, as equipes orientam os visitantes sobre os cuidados para evitar novos casos da doença.

Nas ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, em Cairu, na Bahia, somente o turista que comprovar que tem reserva nos hotéis e pousadas pode acessar os arquipélagos. Todos os empreendimentos são obrigados a fornecer o álcool gel e o uso de máscaras é obrigatório. Os passeios entre as ilhas ainda estão proibidos. Em agosto deste ano, quando Cairu liberou a entrada dos turistas, o serviço de barco de Salvador para Boipeba e Morro de São Paulo também foi retomado.

Na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, somente o turista que comprovar que tem reserva nas pousadas e hotéis pode acessar as cidades de Arraial do Cabo e Búzios. Nas barreiras sanitárias montadas nestas cidades o visitante tem que comprovar através de um voucher digital ou QR code o local onde fez a reserva. A exigência é para evitar a superlotação de turistas que viajam de ônibus turísticos. Em Búzios e Arraial do Cabo o uso de máscaras também é obrigatório.

O sexto destino com várias medidas sanitárias para garantir é Gramado, no Rio Grande do Sul. Os principais atrativos da cidade já estão abertos. Além do distanciamento nas filas, o uso de máscaras é obrigatório. Esses mesmos cuidados foram tomados por Canela, que fica ao lado de Gramado.

Os turistas que querem conhecer estas cidades que ficam na Serra Gaúcha encontram casas para alugar em Porto Alegre, onde há mais opções de voos saindo de várias cidades do Brasil. O custo da hospedagem em Porto Alegre também é menor por ser um destino menos procurado. A partir da capital gaúcha o turista pode planejar outros passeios em cidades próximas a Porto Alegre. Na região há várias fazendas que produzem vinhos e que aceitam visitantes.

Quem gosta de temperaturas mais baixas pode viajar para Monte Verde, em Minas Gerais, ou para Campos do Jordão, em São Paulo. Nestas duas cidades o uso de máscara também é obrigatório e todos os estabelecimentos que recebem turistas são fiscalizados pela Vigilância Sanitária. Além de trilhas e cachoeiras, em Monte Verde e Campos do Jordão têm fábricas de chocolates.

O 10° destino que está recebendo turistas com vários cuidados para evitar novos casos do novo coronavírus é Serra do Cipó, que fica a 120 km de Belo Horizonte. Na entrada da cidade foram montadas barreiras sanitárias para orientar os visitantes sobre os cuidados que devem ser tomados. As pousadas e hotéis só podem funcionar com 60% de sua capacidade. A melhor forma de saber onde há opções de hospedagens baratas nestes destinos é consultando os classificados, uma ferramenta online com muitas opções para o turista.