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Carmen Vasconcelos
Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 11:23
- Atualizado há 2 anos
Alexandre Rodrigues deixou Salvador para morar na Irlanda, mas provou que marca de dendê não sai. Ele levou a tradição do abará para a Europa e está fazendo sucesso por lá. Confira o relato do empresário:>
"Mancha de dendê não saí, e eu provei isso quando deixei Salvador e fui realizar o sonho de fazer intercâmbio na Irlanda. Na verdade, a cultura africana sempre me atraiu muito. Inicialmente, por influência da religião, quando comecei a ter mais contato com a culinária típica e em encontro de amigos e familiares sempre aconteciam elogios para as comidas que eu preparava, principalmente as baianas. >
Depois de um ano desempregado, com trabalhos informais e que pagavam menos do que era devido, resolvi ouvir os conselhos e arriscar a venda. Bom, deu certo. Hoje estou realizando o sonho do intercâmbio e muito disso foi proporcionado pelo Abará do Delí. >
A baianidade não está só no dendê. Ela está no riso espontâneo, no amor pela boa comida, no prazer que sentimos quando alguém experimenta e podemos notar em seus rostos a sensação de felicidade. Porque ser baiano é isso. Hoje, por estar fora do Brasil, estou construindo um novo público, ainda tímido. >
Aqui em Dublin, apesar de ter muitos brasileiros, nem todos conseguiram conhecer esse sabor baiano, afinal, somos um país gigante e nem todos tiveram a oportunidade de experimentar nossas delícias baianas. Mas não tem quem resista a um boa comida como a nossa. >
O valor do Abará do Delí está na tradicionalidade. Em tempos de gourmetização de todas as coisas, o Abará do Delí aposta na tradição, como bom baiano que é.O aprendizado é a principal parte de qualquer processo. Estar aqui tem me feito aprender a trabalhar com a diversidade e como o que pensamos ser tão particular é tão multicultural. >
Encontrar produtos tão específicos, trabalhar sem todo o equipamento, improvisar, reinventar sem perder a originalidade cultural, tudo isso tem sido uma experiência incrível. Enquanto isso, vamos aumentando o networking e torcendo para que funcione. A Bahia é um lugar de força, resistência e que acolhe, como colo de mãe, comida de vó, sorriso de criança, tudo isso num só". >
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Confira dicas para transformar elementos da cultura baiana em negócio>
Soluções coletivas Antes de abrir qualquer negócio, responda à questão: como o meu negócio ajudará ao mercado onde estou inserido?>
Pesquisa Não se poupe em investir o tempo necessário para pesquisar sobre o produto ou serviço onde pretende atuar. As fontes dessa pesquisa podem ser variadas.>
Sem preguiça Ao contrário do que prega conceitos antigos e preconceituosos, a Bahia sempre foi espaço de um povo trabalhador. Por isso, se a cultura local é seu foco, saiba que o trabalho precisa ser incansável.>
Simpatia Como trabalhar duro na Bahia nunca foi sinônimo de tristeza, aproveite a inspiração e seja generoso na simpatia e na alegria. A simpatia baiana é um ótimo cartão de visita a ser aproveitado. >
Valorização do natural Quando a cultura local é o gancho para o empreendimento, não esqueça de olhar para as expressões culturais com um olhar de curiosidade constante. Busque ver o natural como um estrangeiro e divulgue esses aspectos para o público-alvo>